Empreendedorismo e os Direitos da Mulher foram temas abordados durante o encerramento da segunda turma do Projeto Oficina Itinerante, uma iniciativa promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Frota) e pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (29), na Capela Santa Teresinha e contou com a participação de 20 mulheres.
O encerramento da turma teve a presença da presidente da Associação dos Artesãos de Cachoeira do Sul (Assoarte), Cecília Basílio, e da vice-presidente Maria Luiza Lopes da Silva, além de Adriana Rocha, presidente da Associação Cachoeirense do Artesanato (ASCART). Elisandra Martins, é umas das coordenadoras do projeto, expressou sua satisfação com o crescimento e impacto cada vez maior do projeto a medida que mais artesãs se capacitam. Agora, essas mulheres desejam comercializar seus produtos e artesanatos, buscando gerar renda para suas famílias.
Cecília, presidente da Assoarte, convidou as alunas para expor seus produtos na Feira Delicias Caseiras, que ocorre mensalmente. Ela ressaltou que o artesanato não se restringe apenas a tecidos, lãs e agulhas, mas também inclui biscoitos e trufas, destacando a diversidade do artesanato. Já Adriana Rocha, presidente da ASCART enfatizou a importância não apenas de vender os produtos, mas também de se envolver, estabelecendo novas amizades.
Na ocasião Cecília mencionou os cursos de flor de fuxico e bonecas em feltro, incentivando as mulheres a realizar mais cursos, adquirir mais conhecimento e aprofundar suas habilidades, possibilitando a obtenção de carteiras de artesãs, associação e geração de renda.
O encontro também contou com a palestra da advogada Ingrid Mariano Pereira, que teve um bate papo, orientações e esclarecimentos de dúvidas das alunas sobre a Lei Maria da Penha. Ingrid ressaltou a falta de informação de muitas mulheres, que desconhecem que as medidas protetivas da lei se aplicam não apenas a casais, mas também a mães e filhos, no âmbito doméstico. Patricia Mariano, assessora da advogada, também participou e compartilhou suas experiências de vida, fortalecendo assim o grupo.