24 MAI 2018
TRABALHO E AÇÃO SOCIAL
Comai lança o projeto ReFLOR´e`SER

O Conselho Municipal de Assistência ao Idoso (Comai) de Cachoeira do Sul está implementado o Projeto ReFLOR’e’SER – Renovando a flor e florescendo o ser, de autoria da artesã Claudia Aires, que atua como secretária do Comai. A proposta é valorizar os grupos de idosos organizados do município e de incentivar novos grupos. O público-alvo do projeto são os frequentadores dos grupos de convivência do município de Cachoeira do Sul que estão inseridos nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras).

Nesta seamana, na Praça Dr. Balthazar de Bem, houve a primeira etapa do projeto. O grupo do CRAS Frota plantou mudas de flores e de folhagens em um dos canteiros da praça. Além de resgatar autoestima, a ação pretende facilitar a expressão de ideias, despertando a criatividade, sensibilizando mudanças positivas de comportamento e a troca de experiência entre os participantes. Uma das intenções do projeto é incentivar o registro de grupos existentes no município, que ainda não estão registrados no COMAI.

O cultivo e o plantio são ações para atender, no mínimo, três praças da cidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) do município está sendo parceira. No dia 30 de maio, quarta-feira, Dia do Desafio, junto com o SESC, está previsto o plantio, na Praça Honorato de Souza Santos.

Além de dar início ao projeto de cultivo e plantio de flores e folhagens nas praças de nossa cidade, seguindo as orientações da SMMA , o COMAI está organizando um encontro no auditório da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, no dia 20 de junho, quarta-feira, às 18h30, juntamente com a Promotora de Justiça Maristela Schneider. O objetivo é apresentar o COMAI à comunidade, tratar dos assuntos relacionados a Conferência Municipal do Idoso, elaboração do Chamamento Público para utilização do recurso do FUMAI e constituição das comissões do conselho.