A Defesa Civil de Cachoeira do Sul retirou na tarde deste sábado mais 25 moradores das proximidades do Rio Jacuí. Uma delas é uma senhora, que reside sozinha, e foi a primeira pessoa levada para o abrigo junto a Igreja Santo Antônio. Lá ela receberá três refeições diárias, fornecida pela Secretaria Municipal de Inclusão Social.
Neste momento, são 24 adultos e 9 crianças que estão fora de suas casas, somando 33 pessoas. 32 estão em casa de familiares e são consideradas desalojadas. Além disso, foram ainda retirados 59 animais.
Às 17h30min deste sábado, o nível do Rio Jacuí chegou a 22,25 metros, enquanto seu nível normal é de 18m. Uma nova força-tarefa para a remoção de mais famílias deve acontecer neste domingo.
Demais atendimento da Defesa Civil:
- Atendimento a uma residência no KM Zero onde aconteceu o solapamento de margem de uma sanga (deslizamento), causado pela chuva, isolando os animais da propriedade. Foi refeito o talude para permitir acesso aos animais.
- A Defesa Civil foi acionada para avaliar a situação de um cabo de internet preso a um cabo de aço que está atravessando o Rio Jacuí na altura do São Lourenço. O cabo está baixo e é de grande risco a quem passa pelo local com qualquer tipo de embarcação. Os pescadores foram informados assim como a Marinha, que auxiliará no contato com a empresa Anatel para que tome providências. Foram colocadas sinalizações presas ao cabo para alertar quem usa embarcações nas proximidades.
- Atendimento à duas residências no Parque Primavera que foram invadidas pelas águas das chuvas. Após vistoria, foi solicitada avaliação da Secretaria de Obras para providências.