Com o Rio Jacuí chegando a 21,3 metros na tarde desta quarta-feira (04), a Superintendência da Defesa Civil de Cachoeira do Sul começa a preparar com o auxílio das demais secretarias municipais o retorno para casa das famílias atingidas pela enchente, que em 8 de setembro começou a tirar os ribeirinhos de suas casas. Mais de 160 famílias foram atingidas, sendo que grande parte está em casa de familiares e outras estão abrigadas no Centro de Formações da Igreja Santo Antônio.
Para isso, está sendo organizada nesta sexta-feira, das 15h às 20h, no pavilhão da Fenarroz, uma ação voltada ao atendimento social e entrega de ajuda humanitária aos afetados. A prefeita em exercício, Angela Schuh, solicitou que as secretarias se integrem neste dia para levar todas as orientações necessárias às famílias. Educação, Inclusão Social, Saúde e Meio Ambiente são algumas que estão no local.
As famílias atingidas e devidamente cadastradas poderão receber uma cesta básica, um kit de higiene e um kit de limpeza, além de roupas. Junto, às famílias poderão combinar com os agentes o retorno para suas casas para entrega dos móveis que foram retirados antes da água atingir as casas. É preciso apresentar um documento de identificação. Será distribuído senha para melhor organizar a entrada das famílias.