24 NOV 2023
Escolas municipais promovem atividades no Mês da Consciência Negra

Escolas da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul estão promovendo, durante o mês de novembro, alusivo à Consciência Negra, atividades para valorização da cultura afro.

Conforme estabelece o Art. 11º. Do Estatuto de Igualdade Racial do Estado do Rio Grande do Sul “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e, é obrigatório o estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil, observado o disposto na Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996”.

A EMEF Dora Abreu é uma das escolas municipais onde as atividades do Mês da Consciência Negra estão presentes no cotidiano dos alunos. Nas últimas semanas, a Escola realizou a kizomba com a escolha da corte das mais belas negras da escola, o trabalho sobre “Os tons de pele na educação infantil”, maquete “Um pedacinho da História Afro”, caixa de expressões racistas e utilização de imagens e expressões antirracistas nos murais da escola.

Já as Escolas Nossa Senhora de Fátima e Baltazar de Bem participam do projeto “Nosso Cantinho da Leitura”, que incentiva a leitura na primeira infância. O projeto distribuiu para as escolas livros que abordam a temática afro-brasileira e indígena e que colaboram para o cumprimento das Leis 10639/2003 e 11645/2008.

A EMEF Nossa Senhora de Fátima, que atende alunos indígenas, também realizou atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra, com apresentação na Feira do Livro Municipal.

Autor: Eloisa Uliana
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024