12 DEZ 2023
SMAP apresenta balanço das perdas em função das cheias

A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, IBGE, Emater-RS/ASCAR, IRGA, Sindicato Rural, Cooparcentro, Defesa Civil, UCR e Secretária Municipal de Interior e Transportes realizaram uma reunião para tratar das perdas das safras de inverno e dos problemas enfrentados pelas culturas de verão. Após amplo debate e colocações de todos os representantes, o grupo chegou aos números que seguem.

A área de arroz estimada para a safra 2023/2024 é de 24.354ha. Desta estimativa, as lavouras já semeadas e em fase de desenvolvimento, no sistema pré-germinado e cultivo em linha, totalizam 17.192 hectares (70,59% da área estimada), apresentando prejuízos consideráveis em 6.876,80 hectares.
Já os prejuízos referentes a atraso de semeadura das demais áreas também serão relevantes. Além disso, o grupo aponta que há prejuízos na parte estrutural das lavouras como canais, estradas, entaipamentos e preparo de solo que ainda não podem ser quantificados em sua totalidade, mas considerando todos os danos apontados acima já se estima um prejuízo no valor de R$ 14.192.064,00.
Em relação à Soja, da área total estimada de 107.272ha, até a data da reunião já se tinha plantado 52.457ha (54,25%), porém haverá uma redução considerável da área de soja na várzea, algo em torno de 10.636ha, que impactará diretamente na área total a ser plantada, reduzindo para 96.636ha. Desta forma, em cima da estimativa de produtividade (44 sacas/ha) prevista para próxima safra, as perdas ficarão na casa de R$ 65.517.60,00.
Em se tratando da cultura do Trigo, a colheita dos 5.376ha foi finalizada com média de 24.7 sacas por hectare (1.486 kg/ha) e o ph 72, o que direciona grande parte do produto para ração.
No milho, as perdas chegam aos 8% dos 4800ha estimados, com perda de R$ 2.496.000,00. Também há prejuízos na safra das hortaliças, com perdas chegando a 50% em função das chuvas, totalizando um prejuízo de R$ 39.035,09.
A pecuária cachoeirense também teve suas perdas. Estima-se um rebanho de 1.0000 cabeças nas áreas inundadas, com uma redução de ganho de 300g/dia, totalizando R$ 693.000,00.
Além das perdas nas culturas, foi pontuado na reunião os grandes estragos causados nas estradas e pontes do município pelas enxurradas.

Autor: Adrine Zigulich Martins
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024