19 DEZ 2023
PIM focado no cadastramento das famílias em seis bairros
Programa acompanha o desenvolvimento integral das crianças

Retomado em outubro passado pela Administração Municipal, o programa estadual Primeira Infância Melhor (PIM) está em plena atividade com a equipe atuando no cadastro das famílias e diagnóstico de desenvolvimento integral das crianças abrangidas pela ação de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Conforme levantamento divulgado pela coordenadora do programa junto à Secretaria Municipal da Saúde, Deise Ourives, o público-alvo do PIM é formado, nesta fase inicial, por 48 crianças menores de três anos, não atendidas em creches e beneficiárias de programa de transferência de renda, residentes nos bairros Alto do Amorim, Augusta, Vila Nova, Parque Primavera, Tupinambá e Virgilino Jayme Zinn.

Nesta etapa, as visitadoras estão sensibilizando as famílias em torno da adesão ao programa, aplicando questionários de caracterização individuais de crianças e, a partir destes documentos, deverão elaborar o Plano Singular de Atendimento, levando em conta as necessidades identificadas nos campos cognitivos, afetivos, psicomotores e de linguagem de cada menor. As visitas são semanais e as atividades são repassadas ao cuidador para que este as aplique durante toda a semana, estimulando assim o vínculo afetivo da família, o que o torna parte ativa no processo de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de seus filhos.

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

Os cuidadores (pais ou responsáveis) recebem todas as informações necessárias para o desenvolvimento da atividade proposta pela equipe e ainda obtêm o conhecimento de qual o objetivo definido para determinada brincadeira, ou seja, a importância e o impacto daquela ação no desenvolvimento do indivíduo. A abordagem do público infantil se dá através de atividades lúdicas (jogos e brincadeiras), com vistas à estimulação adequada de acordo com o perfil e faixa etária de cada criança. A fim de subsidiar as atividades, a equipe do PIM tem em suas atribuições a promoção de oficinas pedagógicas para confecção de brinquedos com materiais reciclados, itens esses que serão usados durante as visitas para a estimulação precoce do desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e de linguagem.

Neste primeiro momento, foram confeccionados dois brinquedos com materiais reciclados. Um deles, o pote sensorial da calma, é baseado no método Montessoriano e explora a percepção visual, o foco, a concentração, ajuda a tranquilizar as crianças, reduz a ansiedade e controla a respiração. A outra peça foi um chocalho criado a partir de itens diversos de reciclagem, que tem como proposta contribuir para o desenvolvimento da capacidade motora, cognitiva, o raciocínio, a fala e a audição.

O PROGRAMA

O programa Primeira Infância Melhor (PIM) mobiliza as secretarias de Saúde, Educação e Inclusão Social, através da indicação de seus representantes, os quais formam o Grupo Técnico Municipal Intersetorial (GTMI), que é quem definiu as diretrizes de todo o plano de ação municipal e as devidas formações exigidas pelo Estado.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024