22 DEZ 2023
Ministério da Saúde inclui vacina contra a dengue no SUS

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (21/12) a incorporação da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. Neste primeiro momento, a vacina chamada Qdenga não será utilizada em larga escala, já que o laboratório fabricante afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. A partir de agora, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) deverá definir a melhor estratégia de utilização do quantitativo disponível, com público alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. A definição dessas estratégias deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

O parecer final favorável da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS foi dado em reunião na última quarta-feira (20/12), considerando o cenário epidemiológico e a necessidade de incluir mais uma alternativa para enfrentamento à doença. O imunizante reduz casos e, especialmente, a hospitalização pela doença. A estratégia será somada a outras formas de combate aos subtipos do vírus que circulam no Brasil, principalmente com ações de controle ao vetor Aedes aegypti.

CENÁRIO LOCAL

Em Cachoeira do Sul, onde a Administração Municipal desenvolveu os mutirões da dengue pelos bairros da cidade, o número de casos alcançou 1.254 registros para dengue e outros nove para Chikungunya de janeiro de 2022 até o momento. Neste período, foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) três óbitos por dengue no município.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024