19 JAN 2024
Prefeita busca auxilio de universidades para solucionar problemas na canalização

A Prefeita Angela Schuh, o Procurador-Geral, Helio Garcia Junior e o Superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, estiveram em Porto Alegre nesta semana para dar início a iniciativa de criação de um Plano Conceitual de Drenagem Urbana em Cachoeira do Sul, buscando solucionar os problemas que vem acontecendo na canalização urbana. A necessidade surgiu após a enxurrada do dia 22 de dezembro, quando a cidade foi atingida por uma forte enxurrada.

O encontro foi com os professores Fernando Schnaid (doutor na área de geotecnia) e que atua na UFRGS e Daniel Winter, que já foi professor na UFSM/Cachoeira. Ambos atuam na área de consultoria. Os professores destacaram que o mapeamento da área de risco já feito pela Defesa Civil é um grande passo para a pesquisa que precisará ser feita. Segundo eles, será necessário em Cachoeira um projeto a logo prazo, que deve prever intervenções geológicas, geotécnicas, hidráulicas e de crescimento do tecido urbano.

Para colaborar com o trabalho, foi sugerida a parceria com a UFSM/Cachoeira. “A universidade tem profissionais excelentes e que podem dar um apoio sistemático. Além disso, a universidades tem um conhecimento acumulado muito grande. Um grupo técnico (GT) com seniors, universidade e profissionais da Prefeitura, pode ser a maneira mais adequada para o início deste plano”, explicou Schnaid.

Ao receber o grupo de Cachoeira, ele destacou que já estava em tratativas com outros profissionais seniors de Porto Alegre para formar o grupo de orientação. A primeira missão seria fazer um trabalho conceitual, com mapeamento dos problemas, seguido do projeto estratégico e por fim o projeto executivo de fato.

Schnaid destacou que as obras emergenciais que a Prefeitura vem fazendo junto a canalização são fundamentais para que a população possa seguir seu dia a dia, mas pensar em ações futuras é fundamental para a cidade.

Encontro com a UFSM/Cachoeira foi nesta sexta-feira

Na manhã desta sexta-feira, a prefeita Angela Schuh recebeu em seu gabinete o diretor do UFSM/Cachoeira, Anderson Dal Molin e o seu vice-diretor, Giovani Leone Zabot, e apresentou para eles a ideia de criar em Cachoeira um Plano Conceitual de Drenagem Urbana para resolver os problemas de alagamento na cidade.

Dal Molin frisou que dentro da UFSM/Cachoeira já existe o Núcleo de Estudos em Gestão de Riscos e Infraestrutura (GRIN) que poderá dar suporte a essa iniciativa. O coordenador é o professor Lucas Ávila e no grupo atuam ainda os professores Lucas Delongui, que é da área de geotecnia, Régis Leandro Lopes da Silva, da área de hidrologia e Robison Yonegura, da área de arquitetura. “Vamos levar a eles o pedido da Prefeitura e em breve já daremos retorno. Mas a UFSM está sempre de portas abertas para auxiliar em tudo que for necessário”, destacou o diretor.

Autor: Patricia Miranda