22 JAN 2024
Atendimentos pelo SAMU cresceram 12,51% em 2023

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cachoeira do Sul contabilizou um incremento de 12,51% no volume de atendimentos realizados em 2023, em comparação com o total de assistências prestadas no ano anterior. Segundo os dados obtidos junto ao Sistema Multidisciplinar de Saúde (SIMUS), a unidade somou 1.924 ocorrências no ano passado, contra 1.710 assinaladas em 2022. Na classificação pelos tipos de atendimentos verificados no município, 32,60% do montante diz respeito a chamamentos de caráter clínico, como sintomas de febre, dores no peito, dores abdominais, crises convulsivas e hipertensivas, suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros. Neste segmento específico, 1.451 acionamentos foram verificados em 2023 contra 1.319 no ano anterior, ou seja, um aumento de 10% na demanda.

De acordo com o Ministério da Saúde, as situações de urgências são classificadas de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. Na cidade, explica o coordenador do SAMU, enfermeiro Giovani dos Santos Freitas, são recorrentes na rotina diária do serviço os atendimentos envolvendo idosos (piora no quadro médico geral, rebaixamento sensorial, acamados e quedas em residências), acidentes com motociclistas e crises psiquiátricas. "Casos de trotes e de acionamentos indevidos ao SAMU acabam não chegando à equipe local, uma vez que a viatura é acionada diretamente pela central de regulação, a qual faz o crivo das demandas através do telefone 192", destacou o enfermeiro, afirmando que o serviço comparece, obrigatoriamente, a todos chamados protocolados pela central.

TRAUMAS EM DESTAQUE

Depois das urgências clínicas, os atendimentos de traumatologia ganham destaque no cenário do SAMU cachoeirense, dados os volumes de ocorrências oriundos de acidentes de trânsito (colisões de veículos – 160 ocorrências) e de quedas em geral (quedas de altura ou da própria altura – 231 ocorrências), envolvendo tanto o público idoso como em geral, incluindo adultos e crianças. "O SAMU local tem uma equipe qualificada e comprometida com as muitas demandas que lhe são confiadas", acrescenta o secretário municipal da saúde, Paulo Gonçalves.

Prédio novo e melhores condições de trabalho

O titular da SMS comemora ainda a recente mudança das instalações, ocorrida no dia 17 de dezembro, quando a Administração Municipal transferiu a unidade para um prédio novo, aos fundos do endereço anterior, em um espaço mais amplo e moderno para o desenvolvimento de suas funções. "Nosso objetivo foi oferecer melhores condições à equipe, o que se traduz na qualidade do trabalho prestado", resumiu Paulo Gonçalves.

A nova sede do SAMU tem 116,15 m² de área construída, denominada unidade de suporte básico, e é composta de garagem para guardar as ambulâncias, dois banheiros adaptados a portadores de necessidades especiais, duas salas de utilidades, sala de armazenamento e controle de medicamentos, três dormitórios, sala de estar, cozinha, depósito de materiais limpos e rampa de lavagem para veículos. O serviço 24 horas está localizado na Rua Gabriel Almeida nº 671, Bairro Drews, e a equipe é composta por cinco técnicos de enfermagem e cinco condutores socorristas, além do enfermeiro responsável técnico.

SAMU 192

Tipos de Atendimento

Atendimentos por motivo clínico

Ocorrências de colisão no trânsito