15 FEV 2024
Inauguradas as novas instalações das farmácias do SUS

Uma solenidade reuniu gestores, autoridades e usuários do SUS na manhã desta quinta-feira (15/02) para a inauguração das novas instalações das farmácias básica municipal e especializada na Avenida Brasil, 600. Com a mudança de endereço, ambos serviços passaram a oferecer um ambiente mais moderno e confortável para o atendimento à população. Além dos representantes da Administração Municipal, prestigiaram o evento as equipes da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde e do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde. A nova localização das farmácias em área central da cidade vem ao encontro da proposta do governo municipal de aproximar a assistência farmacêutica dos usuários, principalmente por tratar-se de região coberta pela maioria dos itinerários do transporte coletivo urbano.

A atenção e o acolhimento dos pacientes foram pontos destacados pela prefeita municipal, Angela Schuh, em seu discurso durante a solenidade. “Fizemos questão de modernizar este espaço para que os munícipes recebam os cuidados e a atenção que merecem durante seus tratamentos”, destacou a prefeita. Para o secretário Paulo Gonçalves, a saúde municipal acrescentou mais qualidade ao agregar serviços neste novo prédio, onde já se encontravam em funcionamento o Centro de Saúde Princesa do Jacuí, o Laboratório Municipal e a unidade de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O titular da SMS declarou-se honrado de concretizar a mudança durante a sua gestão, mas destacou os esforços demandados também pelos seus antecessores, Marcelo Figueiró e Milton Kehling.

ATENDIMENTO

Na Avenida Brasil, a Farmácia Básica retoma o horário integral de funcionamento, com a implantação do sistema de senhas, com o objetivo de garantir atendimento a todas as pessoas que estiverem aguardando na unidade naquele turno. Já a Farmácia de Medicamentos Especiais (a chamada Farmácia do Estado) mantém o expediente externo das 7h30min às 11h30min, dedicando o turno da tarde à avaliação dos processos que solicitam cobertura dos tratamentos de doenças pelos usuários do SUS.

CENTRO AMPLIADO DE ATENÇÃO À SAÚDE (CAAS)

Endereço: Avenida Brasil, 600

* Farmácia Básica do SUS

Segundas às sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min (para quem retirar senha até às 10h30min) e das 13h15min às 16h (para senhas entregues até às 15h).

* Farmácia de Medicamentos Especiais (Estado)

Segundas às sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min.

Fotos: Eloisa Uliana e Viviane Souza

Autor: Viviane Souza