06 MAR 2024
Prefeitura está averiguando imóveis com risco de dengue

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), está organizando diferentes frentes de trabalho na campanha de combate à dengue. Uma delas está focada nos imóveis e terrenos baldios que apresentem risco de acumularem criadouros do Aedes aegypti, devido ao estado de conservação. No que tange às solicitações de vistorias e denúncias de más condições de propriedades feitas por terceiros, a Administração Municipal precisou buscar reforços em outras secretarias, dado o aumento abrupto da demanda dirigida à Secretaria da Saúde. Neste sentido, as secretarias do Meio Ambiente e Obras vão integrar a força-tarefa e passarão a receber os acionamentos da comunidade, assim como prosseguir com a programação ativa de fiscalização.

PREVENÇÃO

O mutirão de combate à dengue, que orienta os moradores para a limpeza e boa conservação de suas residências, estará nesta quinta-feira (07/03), das 8h às 12h, no Bairro Fátima. As autoridades da saúde são unânimes ao orientarem que a maior arma contra a doença continua sendo a prevenção. Eliminar os focos de água parada é um dos pontos fortes, assim como adotar o uso de repelentes para maior prevenção diante do mosquito e procurar uma unidade de saúde diante dos primeiros sintomas compatíveis com dengue, dentre eles: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes ou recorrentes, sangramento de mucosas (nariz/gengivas), sangramento menstrual intenso, tonturas ou sensação de desmaio, sonolência excessiva ou irritabilidade.

AS SECRETARIAS NA FISCALIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

- Secretaria Municipal da Saúde/DVS

Recebimento e registros das notificações de suspeito e confirmado de Dengue
Orientação técnica aos profissionais de saúde