08 MAR 2024
Evolução da Covid-19 força chamado à vacinação

Com o aumento significado dos casos de Covid-19 verificado em Cachoeira do Sul, em um reflexo direto do cenário nacional, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde emitiu nesta sexta-feira (08/03) um comunicado à população convocando quem está em atraso ou ainda não fez as doses de reforço da vacina contra a doença. A nota oficial orienta os usuários do SUS a atualizarem sua situação vacinal o mais breve possível, uma vez que, diante do quadro de evolução rápida, são essas as pessoas que estão mais suscetíveis ao coronavírus e a desenvolverem quadros mais graves da infecção. Lideram esta parcela da população idosos, indígenas, pacientes com múltiplas comorbidades, imunocomprometidos e gestantes.

O comunicado descreve detalhadamente as medidas de segurança indicadas aos pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado e seus contactantes, assim como traz as recomendações dirigidas à população em geral. Um dos destaques do alerta diz respeito à adoção de máscara de proteção por parte dos grupos de alto risco para desenvolvimento de formas graves da Covid, principalmente em locais fechados e mal ventilados. De acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira (06/03) pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), 176 casos da doença foram registrados no último mês, entre os dias sete de fevereiro e seis de março. Leia a íntegra do Comunicado do DVS em anexo.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024