19 MAR 2024
Coordenadoria da Mulher promove ação voltada à saúde das vassourinhas

Tendo como pano de fundo o mês da conscientização e combate ao câncer de colo de útero e integrando a programação alusiva às mulheres ao longo do mês de março, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher promove na próxima segunda-feira (25/03) uma ação voltada à qualidade de vida das servidoras que atuam na limpeza das ruas da cidade. O mutirão, que tem apoio da Secretaria Municipal da Saúde, acontecerá durante o turno da manhã na Estratégia de Atenção Primária (EAP) Central, envolvendo avaliação de enfermagem, indicação de exames citopatológicos de colo uterino e, quando necessário, encaminhamento para mamografias.

As chamadas vassourinhas integram a empresa B Service, terceirizada pela Administração Municipal desde agosto de 2020, para as atividades de varrição de ruas, calçadas, meio-fios e canteiros centrais. “As oito servidoras prestam um serviço braçal e estão diariamente expostas às variações climáticas, executando um trabalho essencial à segurança e saúde da população. Por isso, escolhemos a data para demonstrar o nosso reconhecimento à classe”, explica a titular da Coordenadoria da Mulher, Elisandra Martins. Em conjunto com o chefe da equipe, Camilo Alvez Pelzer, a coordenadoria já desenvolveu em outras datas eventos integrados visando a valorização da categoria. “Ao mobilizarmos as vassourinhas para o autocuidado feminino, gostaríamos de inspirar as demais cachoeirenses a fazerem o mesmo, procurando os serviços de saúde”, destacou Camilo.

HPV E PREVENÇÃO

Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV, os chamados de oncogênicos. A infecção genital por esses vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. São sexualmente transmissíveis e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo – conhecido também como Papanicolau – e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, nas unidades de saúde da família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação.

Além disso, o exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer. A avaliação da enfermagem e o agendamento dos citopatológicos devem ser solicitados no posto de saúde de referência da usuária do SUS.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024