18 ABR 2024
Mutirão da dengue percorreu 319 imóveis no Santo Antônio

A manhã desta quinta-feira (18/04) foi de campanha preventiva à dengue no Santo Antônio, bairro que detém o maior número de diagnosticados por dengue atualmente na cidade. As equipes do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) percorreram 319 imóveis, nos quais puderam entrar e investigar focos do mosquito transmissor da doença em 179 endereços. O total de 140 deles estavam fechados e não puderam passar por averiguação dos servidores da Vigilância Epidemiológica, embora em cada um deles seja deixado material informativo sobre a doença. No contato com os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde, os proprietários dos domicílios são orientados a procederem a limpeza criteriosa das áreas externas e a evitarem o acúmulo de materiais sem uso.

Conforme relatam os profissionais envolvidos na ação, é significativo o volume de entulhos e condições propícias à formação dos criadouros do Aedes aegypti encontrados em algumas regiões, o que reforça a necessidade de colaboração da comunidade nas medidas de combate ao mosquito. “A ferramenta mais efetiva de combate ao Aedes aegypti ainda é a prevenção, ou seja, a população precisa adotar os cuidados recomendados a fim de evitar pontos de água parada e a proliferação dos criadouros em seus imóveis”, explica o coordenador do DVS, Luís Carlos Adorne. A campanha de combate à dengue é executada pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, com o apoio das secretarias de Obras, Meio Ambiente e a Defesa Civil.

MORADORES COMO ALIADOS

Uma das ações definidas na recente reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Dengue, convocada na última segunda-feira (15/04) pela Secretaria Municipal da Saúde, foi mobilizar a União Cachoeirense das Associações de Bairros (Ucab) para o envolvimento dos moradores na adoção dos cuidados preventivos em suas comunidades. Para tanto, uma equipe da Saúde acompanhará o secretário Daniel Rigon na reunião com os presidentes das associações de bairros na próxima terça-feira (23/04), na sede da Ucab, a fim de sensibilizar as lideranças comunitárias para o trabalho de conscientização dos seus vizinhos, tanto para a responsabilidade da limpeza dos domicílios como para os protocolos de identificação dos sintomas e busca de atendimento na rede de saúde.

NÚMEROS DO SANTO ANTÔNIO

Quarteirões percorridos – 15

Propriedades visitadas – 319

Propriedades vistoriadas – 179 (entraram e eliminaram os focos)