O setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) emitiu nesta sexta-feira (27/09) comunicado oficial confirmando três óbitos por influenza (gripe) em Cachoeira do Sul neste mês. Após processo de investigação, entre seis de 21 de setembro, o órgão comprovou que foram motivados pela doença os falecimentos de duas pacientes do sexo feminino, de 63 e 86 anos e apresentando comorbidades, ambas não vacinadas contra o vírus. O terceiro óbito foi de idoso de 78 anos, com comorbidades e imunizado. Assim como no primeiro óbito por influenza de 2024 (de paciente masculino, 27 anos e portador de comorbidades), registrado no início de maio, o agravamento dos quadros clínicos seguido das mortes acometeu pessoas portadoras de doenças crônicas e desprotegidas para as infecções respiratórias graves, as quais são mais comuns nesta época do ano. A cidade contabiliza atualmente nove óbitos pela doença em 2024.
A publicação da Secretaria Municipal da Saúde afirma que a vacinação anual é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza. A gripe é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Já a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ocorre quando o indivíduo com Síndrome Gripal (SG) evolui com dispneia/desconforto respiratório, pressão ou dor persistente no tórax, saturação de oxigênio menor ou igual a 94% em ar ambiente, e coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto.
Geralmente, explicam os profissionais de saúde, os pacientes apresentam primeiro um quadro de síndrome gripal que evolui para SRAG, o que reforça a atenção aos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos e ou distúrbios gustativos, podendo surgir sintomas gastrointestinais. As doses disponíveis nas salas de vacinas municipais estão liberadas para toda população acima de 6 meses.
VACINA EVITA AGRAVAMENTO DOS CASOS
A estratégia de vacinação contra a influenza tem como propósito reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação contra a Influenza e Covid-19 são as medidas de prevenção mais eficazes para proteger contra essas doenças e, principalmente, na evolução para formas graves e óbitos. A distribuição das doses também contribui para redução da circulação viral, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. Confira a íntegra do comunicado da Vigilância Epidemiológica em anexo.
SERVIÇO
No município, esta imunização e as demais doses de rotina (incluindo a Covid-19) estão disponíveis de segundas às sextas-feiras, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min, na EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde. Além disso, a Administração Municipal tem mantido horário estendido de atendimento à população nas três maiores unidades de saúde – EAPs Central, Marina e Centro Social Urbano, das 17h às 21h30min.