A Prefeitura de Cachoeira do Sul implantou o sistema 1Doc na administração municipal. Ele começou a ser implementado no mês de julho e está em processo de adaptação pelas secretarias e servidores. O sistema 1Doc é uma plataforma destinada a facilitar processos como a comunicação entre secretarias e departamentos, o gerenciamento de documentos e o contato da comunidade com a Prefeitura. Seu principal objetivo é otimizar, dar eficiência e melhorar a comunicação dentro da organização.
Com ele, os documentos e processos podem ser armazenados em um ambiente virtual seguro. A assinatura digital, que é legalmente reconhecida, permite que transações e aprovações ocorram de forma rápida e eficiente, eliminando a necessidade de deslocamento físico para coletar assinaturas manuscritas. Com este sistema, o destinatário do documento o recebe imediatamente, podendo analisá-lo e responder a qualquer momento.
A plataforma é responsável por toda a tramitação eletrônica dos documentos da Prefeitura. A administração, buscando modernização e adesão aos meios eletrônicos, optou por este mecanismo, que permite tramitar todos os memorandos, processos administrativos, protocolos e outros documentos públicos de forma digital. Isso reduz o uso de papel e outros materiais de expediente, impressões, deslocamento de servidores e combustível (para secretarias mais distantes). “Isso gera ganho em agilidade, desempenho e produtividade”, explica a Secretária de Administração, Maria Luisa Bonini.
Protocolo Digital já está disponível
A plataforma cria ainda mais um canal de interação com o cidadão. Já está funcionando o “Protocolo Digital”. Com ele, o cidadão não precisa mais ir até a Prefeitura para abrir um processo. A prefeita Angela Schuh destacou que, inicialmente, a administração trabalhou para se adequar ao novo sistema e que, somente agora, está abrindo o Protocolo Digital para que a comunidade também seja beneficiada. “Em um dia chuvoso, frio, para pessoas que estão fora da cidade ou até mesmo sem tempo para vir à Prefeitura e que precisam abrir um protocolo, poderão fazer isso de qualquer lugar, usando celular, tablet, notebook ou computador. Queremos melhorar a vida do servidor, mas também do cidadão”, explica a prefeita.
No Protocolo Digital, o cidadão tem todo o checklist do que precisa para abrir o processo, que tramitará muito mais rápido do que antes, pois o documento é enviado imediatamente ao setor responsável pela demanda. A plataforma tem a função de agilizar e desburocratizar os processos, e o contribuinte acompanha toda a movimentação em tempo real. Qualquer pedido que o cidadão faria antes presencialmente no Protocolo Geral, agora pode ser feito de forma online.
Uma pergunta:
Como acessar o Protocolo Digital?
Para acessar o Protocolo Digital, o cidadão deve entrar na página da Prefeitura (www.cachoeiradosul.rs.gov.br), ir na aba de acesso rápido e clicar em “Protocolo Digital”. A partir daí, basta preencher os dados conforme forem solicitados. Na página inicial do Protocolo Digital há também um Central de Ajuda onde existem respostas para vários questionamentos.
Alguns exemplos do que pode ser solicitado no Protocolo Digital
Cartão de vaga para estacionamento
Denúncias
Pedidos de licença
Triênios
Pedidos de informação
Renovação do CEMA
Serviços da patrulha agrícola
Carteira para autista
Emissão e renovação de alvará sanitário
Aposentadoria
Certidão de zoneamento
Solicitação de transporte escolar
Consulta prévia
Iluminação pública
ATENÇÃO
O protocolo presencial continua atendendo aqueles que preferirem protocolar os seus pedidos diretamente na Prefeitura. Nesse caso, a servidora do setor fará o trâmite online para o cidadão, que depois poderá acompanhar o andamento de casa.