Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul - RS e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Notícias
NOV
01
01 NOV 2024
Defesa Civil e SMIS prontos para receber novos voluntários
receba notícias

A Secretaria de Inclusão Social e a Defesa Civil de Cachoeira do Sul reuniram dezenas de cachoeirenses na noite desta quarta-feira no auditório do Sicredi, com o objetivo de qualificar as ações de ajuda humanitária e cadastrar voluntários (pessoas físicas e jurídicas) para o enfrentamento de futuros desastres. A ação faz parte da meta 3.3 do Programa Cachoeira do Sul Resiliente.

A Secretária de Inclusão Social, Carin Ache, juntamente com sua equipe, apresentou um relato de tudo o que foi realizado durante a enchente de maio de 2024 e ressaltou a importância dos voluntários em todos os processos possíveis. Na ocasião, no entanto, não havia um grupo organizado de voluntários para auxiliar na ajuda humanitária. “Recebemos apoio de pessoas dispostas a ajudar, e elas foram fundamentais em um momento de crise sem precedentes para nós. Agora, com tudo mais calmo, precisamos nos preparar e nos qualificar para futuros eventos que possam ocorrer”, explica Carin.

O Superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, frisou que o trabalho integrado entre o poder público e a comunidade é sempre muito valorizado e respeitado. Quando cidadãos e entidades se unem ao Executivo em uma ação, ela é bem vista pela sociedade. “Compartilhar responsabilidades torna tudo mais transparente. Precisamos investir na questão do voluntariado, pois a atuação de cada um é crucial em momentos de crise. Essa atuação planejada aumenta a eficácia da resposta e promove um senso de segurança e solidariedade coletiva”, justificou Edson Júnior.

Entre as definições do encontro, estão a formação que o SESC/Cachoeira promoverá com os voluntários e a criação de grupos especializados, incluindo um voltado aos cuidados com animais em períodos de desastre e outro focado em atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência. “Não sabemos quando será o próximo desastre, mas precisamos estar preparados. Tudo o que aprendemos e as dificuldades que enfrentamos servirão para nosso crescimento. Precisamos de auxílio, sim, mas toda a ajuda precisa ser organizada”, destacou Carin.


 

Cadastro de voluntários está aberto

No site da Defesa Civil de Cachoeira do Sul (https://www.defesacivil.cachoeiradosul.rs.gov.br) está disponível um formulário para cadastro de voluntários, destinado a pessoas físicas e jurídicas que desejam atuar em diversas tarefas, como auxílio nas demandas da Defesa Civil (remoções, cadastros e apoio logístico), abrigos, doações e alimentação, apoio às Secretarias de Obras e Interior, assistência técnica especializada, atendimento às vítimas e demandas relacionadas a animais. No cadastro, o voluntário pode escolher o dia e o turno em que tem disponibilidade para ajudar. As informações ficarão na base de dados da Defesa Civil, e os voluntários serão chamados sempre que necessário. “Um cadastro de voluntários permite que a Defesa Civil acione rapidamente pessoas com as habilidades necessárias para cada evento, evitando atrasos e falta de coordenação”, explica Edson Júnior.


 

Importância do cadastramento de voluntários

  • Planejamento: Estruturar a ajuda humanitária permite organizar e distribuir os recursos adequadamente para as áreas mais afetadas, evitando a duplicação de esforços em algumas regiões enquanto outras ficam desassistidas.

  • Habilidades e especializações: Ter um cadastro de voluntários com habilidades específicas, como profissionais de saúde, engenheiros e psicólogos, é fundamental para alocar as pessoas certas nas funções onde elas mais podem contribuir, garantindo um atendimento qualificado e direcionado.

  • Comunicação e controle: O cadastro de voluntários facilita a comunicação durante a crise e permite o controle do fluxo de pessoas envolvidas na operação, minimizando riscos e aumentando a segurança tanto dos voluntários quanto das vítimas.

  • Transparência e confiança pública: Uma operação bem estruturada inspira mais confiança na população e facilita parcerias com organizações e doadores, demonstrando responsabilidade e organização na aplicação dos recursos.


 

Autor: Patricia Miranda
Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia