Cachoeira do Sul esteve representada no Encontro Gaúcho da Rede de Ouvidorias do SUS, promovido nas últimas quarta e quinta-feiras (13 e 14/11) em Porto Alegre, em alusão aos 10 anos da regulamentação do serviço pela Secretaria Estadual da Saúde. A cidade é uma das protagonistas desta década de trajetória ao ter sediado a primeira Ouvidoria Regional do SUS implantada no interior do Estado, em dezembro de 2014, com sede na 8a Coordenadoria Regional da Saúde. Instrumento de participação social e de compromisso com a equidade, a Ouvidoria faz a intermediação entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a administração pública, destacando-se como ferramenta dinâmica para a gestão da Saúde.
A partir da estruturação regional, o município viu surgir em 2016 a sua Ouvidoria do SUS, instalada na sede da Secretaria Municipal da Saúde, desde então em operação no prédio do antigo Hospital da Liga como ponto de acolhimento às mais diferentes demandas apontadas pelos usuários na prestação do serviço em âmbito local. “A rede chega à sua primeira década como espaço de cidadania, atuando na busca pela garantia de acesso ao usuário do SUS e no aperfeiçoamento do serviço”, destacou a titular da SES, Arita Bergmann, na abertura do evento. Foi a secretária estadual da Saúde quem fez nesta ocasião a entrega simbólica de kits de materiais a 35 cidades gaúchas visando a ampliação e qualificação da Rede de Ouvidorias do SUS, entre elas, Cachoeira do Sul, que no início de 2025 receberá do governo federal em sua unidade a doação de itens como monitor, computador, telefone, fones de ouvido com microfone e cadeira executiva.
“Os equipamentos chegam em ótima hora e irão qualificar o serviço já prestado em nossa cidade”, comemora a Ouvidora do SUS local, Viviane Souza, funcionária pública municipal de carreira, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e certificada em Ouvidoria Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
APRIMORANDO A SAÚDE MUNICIPAL
“São as contribuições formalizadas pelos usuários que nortearão as estratégias de aprimoramento contínuo das políticas públicas ligadas à saúde municipal”, analisa a titular da Ouvidoria do SUS, serviço que passou a disponibilizar atendimento também por aplicativo de conversa (whatsapp), a fim de ampliar e facilitar o acesso à população pelo contato (51) 99906-7384. As manifestações dos usuários - sejam elas denúncias, elogios, pedidos de informação, sugestões ou reclamações – podem ocorrer ainda por telefone (ligações de áudio), e-mail ou presencialmente, na sala 10A situada no 2o andar da Secretaria Municipal da Saúde, na Rua Coronel João Leitão, 1055, Bairro Barcelos.
O sistema utilizado na unidade local, o OuvidorSUS, é habilitado pelo Ministério da Saúde e compartilhado em nível nacional pela rede de ouvidorias. Desde o início de 2024, amparado no princípio da transparência pública, a mais nova versão do sistema permite o acompanhamento on-line das demandas pelo próprio autor a partir do cadastramento de e-mail pessoal. O atendimento presencial ocorre de segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. Nos demais canais, as manifestações podem ser formalizadas a qualquer tempo, com processo obedecendo à ordem de acionamento, uma vez que o setor é operacionalizado por uma única servidora.
OUVIDORIA DO SUS
O que é: canal de intermediação entre usuários do SUS e a gestão municipal da saúde
Formas de manifestação: denúncias, elogios, pedidos de informação, sugestões ou reclamações
Canais de contato:
Telefone/whats: (51) 99906-7384
E-mail: ouvidoriadosuscachoeira@gmail.com
Acesso gratuito: 0800 645 0644 (Secretaria Estadual da Saúde) ou 136 (Ministério da Saúde)
Atendimento presencial: Sede da Secretaria Municipal da Saúde (antigo Hospital da Liga), sala 10A situada no 2o andar, na Rua Coronel João Leitão, 1055, Bairro Barcelos.