Gabinete do Prefeito – Novo momento na Intendência
No Governo Balardin, o Gabinete do Prefeito foi para um novo espaço, conhecido como Gabinete do Intendente, valorizando o ambiente histórico que faz parte da história de Cachoeira do Sul.
Em seu relatório, o chefe de gabinete, Cleiton Santos, apresentou alguns dados importantes dos 100 primeiros dias de governo, tais como:
1. Entrada de energia elétrica PADRÃO RGE junto ao prédio da SMDET, atendendo também à SMGGPI e PGM;
2. Recuperação do portão histórico do Paço;
3. Instalação e ampliação da rede internet no Paço;
4. Aquisição de Desktops e Monitores novos para o Gabinete e Coordenadorias;
5. Aquisição de Desktop para a facilitadora do IPERGS;
6. Telefone e Melhorias no Espaço da Junta do Serviço Militar;
7. Encaminhamento de demandas, projetos e documentos junto ao Estado, União e instituições;
8. Encaminhamento das tratativas para projeto de criação do Centro de Bem Estar Animal;
9. Busca ativa por imóveis do Município e cláusulas de reversão em contratos antigos para assegurar a recuperação de imóveis como os do DAER e da extinta Associação dos Servidores da 10a UC do DAER;
10. Supervisão e apoio às medidas e demandas da Defesa Civil;
11. Encaminhamento de veículos para leilão;
12. Apoio ao secretariado;
13. Relacionamento com as entidades setoriais;
14. Tratativas com o Estado e Defesa Civil quanto ao desabamento de parte do cemitério das Irmandades e risco ao HCB;
15. Atualização do Plano de Contingência da Defesa Civil;
16. Propostas à reforma administrativa;
17. Sistemas de Segurança;
18. Recuperação do veículo do Gabinete do Prefeito;
19. Aquisição de Certificado Digital para assinatura do Prefeito;
20. Tratativas com o Estado quanto à renovação do Termo de Cessão de Uso do Centro Esportivo Municipal;
21. Tratativas com o Estado para doação definitiva do prédio do IPERGS
22. Tratativas com o Estado para projetos e asfalto nas vias estaduais;
23. Licença junto aos Bombeiros para realizar cursos de Brigadistas.
Ainda estão pendentes de solução a licitação da climatização, a pintura e recuperação do Paço e prédios anexos, a retirada de árvores mortas e galhos podres do entorno do Paço, a organização dos Conselhos Municipais, a conclusão de 20 baias do Centro Municipal de Bem Estar Animal (além da doação de coleiras antipulgas e material e mão de obra), a atualização do Plano de Contingência da Defesa Civil, o Plano Estadual de Contenção e Segurança da Encosta do Rio Jacuí no Cemitério das Irmandades e HCB e a implantação de sistemas de segurança no Paço.
Ainda para 2025, o Gabinete do Prefeito projeta criar comissão municipal de resiliência às mudanças climáticas e o Fundo e Conselho Ligado às Políticas Públicas voltadas à Mulher, melhorar a estrutura do atendimento e acessibilidade na Junta do Serviço Militar, Facilitação do IPERGS, e demais serviços prestados ao contribuinte, instalar sistemas de segurança no Paço, obter cedências e doações de prédios e imóveis com cláusula de reversão, consolidar a cedência do Centro Esportivo Municipal e conseguir os projetos de pontes e projetos/programação de asfalto para a RS 705, a conclusão da RS 403 e da Estrada de Três Vendas.
No planejamento de 2026, o Gabinete deve trabalhar para alocar as secretarias em prédios seguros, com PPCI e estrutura adequada e alocar recursos para a reforma e recuperação dos prédios próprios da Prefeitura.
100 dias de Governo – Gabinete da Primeira-Dama
Em mais de 200 anos de história, esta é a primeira vez que Cachoeira do Sul tem um Gabinete da Primeira-Dama oficialmente constituído e atuante. À frente das ações, a Primeira-Dama Carla Raquel da Rosa Balardin apresentou seu relatório de 100 dias dando destaque à criação do grupo "Amigos do Gabinete da Primeira-Dama", uma Iniciativa que reúne cidadãos, empresas e associações dispostos a colaborar em ações comunitárias. O grupo conta com 231 integrantes e atua em diversas frentes, incluindo trabalhos voluntários, divulgação de projetos, patrocínios e doações, fortalecendo a rede de solidariedade no município.
Uma dessas ações do grupo foi a realização de 30 atendimentos de triagem para prevenção do câncer de pele e lesões pré-malignas com a Dra. Paula Rizzatti.
Os eventos realizados pelo Gabinete nos primeiros 100 dias de Governo também merecem destaque. No Carnaval, teve bailinho infantil na Praça José Bonifácio e desfile do Bloco do Pijama, com muita integração e alegria, especialmente para as crianças e suas famílias.
O Gabinete também organizou a mateada do Dia das Mulheres para as servidoras municipais, em parceria com a Coordenadoria de Política para Mulher, de acolhimento, valorização e gratidão às servidoras.
Outro evento importante foi o Projeto “Educação em Direitos”, realizado em parceria com a Defensoria Pública, com palestra e caminhada no Bairro Promorar onde os direitos das mulheres estiveram em foco.
A entrega da decoração de Páscoa, junto à rótula 5 esquinas, chamou a atenção dos cachoeirenses e foi elogiada pela comunidade.
Ainda para 2025, o Gabinete da Primeira-Dama planeja realizar as campanhas:
- Páscoa Ação Social de arrecadação de doces
- Dia das Mães campanha de vendas no comércio local
- Campanha do Agasalho 2025
- Festa Junina Municipal
- Dia dos Avós evento comemorativo
- Escolha das Soberanas do Município 2026
- Criação do Baile Municipal em celebração pelos 205 anos de Cachoeira do Sul
- Festa Comemoração Dia dos Servidores
- Outubro Rosa (Campanha de Incentivo a Conscientização da realização dos exames de prevenção)
- Parada da Diversidade
- Festa para o Dia das Crianças
- Noite dos Horrores (Hallowen)
- Campanha Black Friday Municipal (Última semana de novembro)
- Decoração de Natal
- Dindinho para as crianças (Natal)
Para 2026, projeta o Bloco do Pijama (mais fortalecido), Projeto Odonto Móvel e repetição dos Eventos e Ações de Sucesso de 2025.
Gabinete do Prefeito Mirim
O Prefeito Mirim Leandrinho Balardin Filho também apresentou as informações da sua atuação nos primeiros 100 dias de Governo. Ele citou a criação do projeto “Amiguinhos do Gabinete do Prefeito Mirim” com a arrecadação de tampinhas e lacres. Para os próximos meses, Leandrinho planeja trabalhar com os projetos Crianças em Movimento, Semana da Criança, FestARTE, Baile dos Horrores e “Um presente, um sorriso”.
COMPPPIR em novo local
A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Inclusivas e Igualdade Racial, através do coordenador Everton Luiz Gonçalves da Silva, apresentou o relatório elencando a nova alocação da Coordenadoria como um problema resolvido. A COMPPPIR atua agora junto à Secretaria da Cultura, na 7 de Setembro.
Everton elencou como entregas, nestes 100 primeiros dias, a visita aos Povos Indígenas e às comunidades Quilombolas, encontro com profissionais da saúde, solicitando apoio às demandas da coordenadoria, encontro com a Secretaria de Educação e escolas municipais para traçar pontos estratégicos na formação de professores como determina a Lei 10.639/2003, realização do evento do dia da mulher na Comunidade Quilombola com participação de três grupos de palestrantes, apoio ao evento Aberto do Arrozal de Capoeira, realizado na escola Ciep, para mais de 300 alunos, a Conferência com os povos de terreiros de Cachoeira do Sul, o encontro com os ex-coordenadores da COMPPPIR e demais membros da comunidade para tratar pautas referentes às causas negras, Indígenas, da Mulher e da Inclusão e apresentação do calendário anual da Coordenadoria.
No dia 17 de maio, a Coordenadoria realizará a Primeira Feira de Páscoa com identidade Indígena. Será um evento exclusivo para beneficiar as famílias e a valorização da cultura. Para os demais meses de 2025, estão previstos um evento de capoeira aberto à comunidade no Bairro Carvalho, a realização do Dia da Criança no bairro Noêmia e a realização do concurso da Mais Bela e Mais Belo Negro de Cachoeira do Sul.
A COMPPPIR tem em seu planejamento a capacitação profissional para as comunidades Quilombolas e Indígenas, projeto para criação de mais empregos garantindo a oportunidade e tratamento no ambiente de trabalho e busca de recursos federais para a organização das atividades da Coordenadoria.
Coordenadoria de Políticas para Mulher – Atenção e cuidado
A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, que tem como coordenadora Elisandra Ramos Duarte, apresentou seu relatório de 100 dias elencando o espaço físico adequado para receber as mulheres vítimas de violência como um dos problemas resolvidos pela atual gestão.
Como entregas e ações importantes, Elisandra citou a visita às três aldeias indígenas e Quilombo Cambará, encontro com 12 mulheres trans, parceria no Curso profissionalizante anual ASCART que atinge 170 mulheres, parceria no evento da Defensoria Pública - Projeto Educação em Direitos, realização de palestra para as mulheres em vulnerabilidade social do Bairro Santo Antônio com a amiga do gabinete da primeira-dama, palestra para 22 mulheres na Empresa Cargill, participação com cortes de cabelo para 18 pessoas no projeto Coração do Bairro, oficina de chocolates para 35 mulheres em vulnerabilidade social e atividade sobre o papel da mulher na maturidade para 56 mulheres idosas.
A Coordenadoria projeta ainda a articulação para a conquista de um Centro de Atendimento de Referência à Mulher, para prestar acolhida, acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica às mulheres em situação de violência.
Coordenadoria de Trânsito – Trabalho organizado e agentes atuantes
O Coordenador Maurício Cardoso elencou como principais problemas críticos resolvidos a aquisição de uniformes para os agentes e de giroflex para equipar as viaturas, 5 novos computadores e regularização de viaturas e motos que estavam paradas no pátio há mais de 2 anos.
A Coordenadoria também atuou no cruzamento das Ruas Leopoldo Souza com a Marcílio Dias, solução rápida e aceita pela comunidade, sem registros de acidentes após intervenção.
Para o coordenador, as estratégias elaboradas foram seguidas pelo efetivo de agentes, com fiscalização e comprometimento e a equipe de sinalização está dedicada ao trabalho com as condições existentes.
Outro pronto positivo foi a apresentação do estudo do estacionamento rotativo, que está tramitando para avançar nas próximas fases.
A Coordenadoria de Trânsito está realizando reciclagem com o 35ºBPM, após mais de 10 anos sem nenhuma atividade do tipo, e aulas de primeiros socorros e pronto emprego com a SAMU, para auxiliar a comunidade em primeiros atendimentos até chegada de equipe especializada, além de palestras com profissionais da área de psicologia, para ajustar conduta de abordagens e padronização do efetivo para ações junto à população. Também foi implementado o controle de viatura, com verificação do agente de todos os itens essenciais para o uso, evitando assim danos e perdas por má utilização do patrimônio.
Ainda para este ano, o Trânsito deve apresentar estudo de aplicabilidade para interseções e intervenções no trânsito, como avanço de esquinas, rótulas e mini rótulas, para dar fluidez e segurança em locais mais criticos. A meta é a realização de cinco intervenções até o fim de 2025.
Também deve ser feita a setorização de regiões da cidade para executar cronograma de correção e revitalização de demarcações viárias, otimizando o serviço.
Já para 2026, a Coordenadoria deve apresentar estudo para criação de Guarda Municipal para atuar na segurança e monitoramento de repartições e bens públicos.
Coordenadoria de Educação para o Trânsito – Blitz educativa com os pequenos
A atuação intensa da Coordenadoria, sob o comando de Marieta Severo, foi dedicada, especialmente, à realização de blitz educativa “Retorno as aulas, comprometa-se com a vida”, com 15 edições, em escolas municipais, estaduais e particulares, com 2.874 veículos abordados e 740 alunos instruídos.
Ainda em 2025, a Coordenadoria vai realizar blitz educativas alusivas aos temas como Abril Azul – Conscientização do Autismo, Dia mundial da paz no trânsito (21/04), Maio Amarelo - “Desacelere, seu bem maior é a vida”, Junho - Alegria com responsabilidade, 17 anos da Lei Seca e Feriado Corpus Christi.
Segundo Marieta, a Coordenadoria também deve adquirir a “Mini-cidade”, para simular situações de trânsito e levar as ações às escolas, além de implementação de atividades da Educação para o Trânsito em 9 escolas municipais urbanas, 12 escolas rurais, 17 EMEIs, 20 escolas estaduais, 7 particulares, caminhada do Maio Amarelo, e realização da semana nacional do trânsito, com palestras e outras atividades.
Coordenadoria de Comunicação Social – Suporte para todas as secretarias
Sob a coordenação de Tina Schirmer, a Coordenadoria entregou mais de 500 notícias, 50 posts de redes sociais, 639 stories, 9 marcas, 3 projetos, 9 campanhas, mais de 1.000 fotos, 525 layouts de cards, stories, convites, cartões, certificados, folders e artes para jornal, além de Suporte para todas as secretarias, novos links de acesso rápido no site - Samu, Junta de Serviço Militar, Lista de espera Smed, 345 atendimentos a órgãos de imprensa, jornalistas e agendamento de entrevistas, atendimento diário da comunidade através do Instagram da Prefeitura e entrega dos novos números de telefone - site e redes sociais.