Equipes da Prefeitura Municipal e do Exército vistoriaram mais 326 imóveis em 23 quarteirões durante o mutirão de combate à dengue no Bairro Marina durante a manhã desta quinta-feira (17/04). As equipes compostas pelos agentes de saúde (comunitários e de endemias) e demais servidores das secretarias da Saúde, do Meio Ambiente e da Infraestrutura Urbana, mobilizaram mais de 30 pessoas na organização do evento. Junto aos militares e divididos em grupos, as frentes de trabalho conseguiram eliminar 117 focos do mosquito naquela região. Mesmo com o apelo comunitário pelo engajamento nas ações de eliminação do Aedes aegypti, os servidores foram impedidos de averiguar nove residências no bairro, onde também foram contabilizadas 207 moradias fechadas e sem acesso.
Feita a delimitação dos focos e repassadas as orientações aos moradores, ficou para o turno da tarde o trabalho de recolhimento do todo o material descartado pelas casas, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente. No contato com os residentes na região, os agentes chamaram a atenção para os cuidados essenciais que podem conter a disseminação da dengue e reforçaram a importância da limpeza das áreas externas e das medidas que evitem o acúmulo de pneus, móveis e demais objetos sem uso. Outro alerta feito pelas equipes é de que as pessoas, uma vez apresentando sintomas, procurem um serviço de saúde rapidamente, como forma de evitar a evolução da doença.
ÁGUA PARADA, CRIADOURO DO MOSQUITO
“Para evitar a dengue, é importante eliminar qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja”, explicam os profissionais da saúde. A simples presença de larvas em um recipiente, como um prato de vaso de planta, faz com que o imóvel passe a ser considerado positivo para o levantamento da Vigilância Epidemiológica. Os resultados gerados pela investigação das amostras são utilizados pela DVS para definir as ações de controle vetorial, educação em saúde e manejo ambiental. Segundo o boletim semanal da dengue emitido pela Secretaria Municipal da Saúde, até a última terça-feira (15/04) a cidade contabilizava 221 casos confirmados para a doença.
MUTIRÃO NO MARINA
* Quarteirões percorridos - 23
* Imóveis visitados - 326
* Imóveis fechados (sem acesso) - 207
* Criadouros eliminados - 117
* Recusas de acesso - 09
ONDE A DENGUE ESTÁ LOCALIZADA
Bairro Santa Helena 68 casos
Bairro Marina 24 casos
Bairro Promorar 20 casos
Bairro Centro 19 casos
Bairro Santo Antônio 4 casos
Bairro Gonçalves 7 casos
Bairro Ponche Verde 16 casos
Bairro Universitário 3 casos
Bairro Oliveira 3 casos
Bairro Carvalho 4 casos
Bairro Vila Verde 1 caso
Volta da Charqueada 1 caso
Bairro Soares 9 casos
Bairro Tibiriçá 5 casos
Bairro Noêmia 2 casos
Bairro Drews 2 casos
Bairro São José 3 casos
Bairro Rio Branco 2 casos
Bairro Habitar Brasil 2 casos
Bairro Marques Ribeiro 2 casos
Bairro Barcelos 5 casos
Bairro Quinta da Boa Vista 1 caso
Bairro Eucaliptos 1 caso
Bairro Frota 3 casos
Bairro Visconde de Mauá 1 caso
Bairro Medianeira 1 caso
Bairro Fátima 1 caso
Bairro Tupinambá 3 casos
Cordilheira 1 caso
Enforcados 1 caso
Ferreira 1 caso
Água Morna 2 casos
Área Rural 2 casos
Passo d´Areia 1 caso
(Laudos confirmados entre 01/01 e 15/04/25)