A Secretaria Municipal da Saúde optou por manter o Dia D de mobilização contra a gripe na área urbana durante este sábado (10/05), com oito unidades vacinando das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia). Entretanto, o tempo chuvoso acabou transferindo para o próximo dia 24 a ação de imunização que estava prevista no interior do município, a partir de quatro roteiros itinerantes por diferentes localidades. A decisão da Administração Municipal levou em conta as condições das estradas de acesso à zona rural, primando pela segurança das equipes e pacientes destas áreas; os cuidados com a manutenção da temperatura dos insumos, já que a segurança das doses fica ameaçada com a falta de energia elétrica; e, ainda, o fator de provável prejuízo na adesão dos usuários do SUS devido ao fator climático.
A outra alteração no cronograma do evento foi a substituição do ponto de imunização que seria instalado junto ao Bar América para o Centro de Saúde Princesa do Jacuí (Avenida Brasil, nº 600 - no prédio onde funcionam as farmácias do SUS), igualmente das 8h às 17h, a fim de garantir mais qualidade de atendimento aos pacientes no caso de chuva. Fica transferida também para a unidade da zona norte a ação preventiva à dengue em área central, com orientações práticas fornecidas e material impresso sendo entregue pelos profissionais da saúde. A meta da Administração Municipal é proteger a população cachoeirense do agravamento das infecções respiratórias, muito comum nos meses de frio que se aproximam, e ainda alertar com mais veemência os cachoeirenses acerca dos riscos que envolvem a contaminação pela dengue, que já motivou dois óbitos entre o público idoso em 2025.
PÚBLICOS ATENDIDOS PELA VACINAÇÃO DA GRIPE
Nas salas de vacinação da rede básica, os usuários terão acesso a todas as vacinas do calendário nacional de vacinação, bastando comparecer munidos da carteira de vacinação e documento com CPF. No Centro de Saúde Princesa do Jacuí, entretanto, haverá somente as doses contra a influenza. A partir deste ano, crianças (entre seis meses e cinco anos de idade), gestantes e idosos a partir dos 60 anos passam a integrar o calendário nacional de rotina, com oferta da vacina ao longo de todo o ano. Além destes, está habilitado a receber as doses da gripe o público-alvo da estratégia que é definido pelo Ministério da Saúde, formado também por puérperas, profissionais da saúde e educação, pessoas com deficiência permanente, doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
DIA D NESTE SÁBADO
10/05 – 8h às 17h
Salas de vacinas da rede municipal: EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Ponche Verde e ESF Barcelos (todas as vacinas do calendário de rotina)
Ponto de imunização no Centro de Saúde Princesa do Jacuí – Avenida Brasil nº 600, 8h às 17h
(Vacinação contra a gripe e ação preventiva à dengue)
DIA D NO INTERIOR
24/05 - 8h às 17h
(Vacinação contra a gripe)
ROTEIRO 1
09h30min - Quilombo São Sebastião/Irapuazinho
ROTEIRO 2
8h às 11h30min - Rincão dos Kasper
13h30min às 16h30min - Associação da Comunidade da Santa Funda
ROTEIRO 3 - Palmas e Cerro dos Peixotos
9h - Comunidade Vila Lobos
10h - Costa do Piquiri
11h30min - Posto Shell
13h30min - Igreja Evangélica Quadrangular, próximo à esquina do Timóteo
14h30min - José de Anchieta
15h30min - Escola Pio XII
ROTEIRO 4
8h30min - Armazém da Leci Comunidade Santa Ana
9h30min às 10h - São José Operário e Vila Carraro
11h às 11h30 min - Teonas Leivas
14h às 15h - Vila Vargas