O Governo do Estado do Rio Grande do Sul homologou, nesta terça-feira (13/05), a situação de emergência em saúde pública no município de Cachoeira do Sul, em razão do agravamento do cenário epidemiológico da dengue. A homologação refere-se ao Decreto Municipal nº 49, de 4 de abril de 2025, assinado pelo prefeito Leandro Balardin, e está registrada sob o processo administrativo nº 25/0804-0000852-6.
De acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), o evento foi enquadrado como doenças infecciosas virais, afetando todo o território do município. A medida estadual reconhece oficialmente a gravidade da situação e permite maior agilidade no enfrentamento da crise sanitária.
O decreto municipal foi publicado após reunião do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses, ocasião em que também foi formalizada a criação do Comitê de Operações Especiais (COE) – grupo que já estava em atividade há cerca de um mês. A partir da decretação da emergência, os órgãos públicos locais estão autorizados a realizar ações emergenciais para conter o avanço da doença, como a compra imediata de insumos, contratação de serviços e pessoal, além da captação de recursos estaduais e federais para reforçar as ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti.
A homologação por parte do Governo do Estado reforça o caráter prioritário das ações de saúde em Cachoeira do Sul e visa acelerar a resposta do poder público diante da escalada de casos da doença no município.
Números da dengue em Cachoeira do Sul (fonte: Painel de Casos de Dengue RS)
1.873 notificações
438 confirmados
2 inconclusivos
1.122 em investigação
311 descartados
397 autóctones
2 óbitos