O prefeito Leandro Balardin compartilhou com a comunidade os avanços dos processos que envolvem as obras de reconstrução de infraestrutura urbana e rural, destacando o comprometimento da gestão atual em garantir que os recursos destinados à cidade sejam usados de forma eficiente para melhorar a qualidade de vida dos cachoeirenses.
Entre as obras em andamento, o processo de licitação para a Galeria da Rua Isidoro Neves da Fontoura está na fase final. A obra será de grande importância para a drenagem urbana, visando reduzir os problemas causados pelas chuvas em um ponto de grande fluxo de trânsito.
Já as pontes do Iruí, do Botucaraí e do Irapuá estão em fase de licenciamento ambiental. Para essas, os decretos de Utilidade Pública já foram publicados. Tais obras são essenciais para a mobilidade no interior do município e para o escoamento do que é produzido no setor agropecuário.
A Ponte do Bexiga teve seu estudo de sondagem do solo iniciado. Esse é um passo importante para definir os detalhes técnicos da reconstrução da estrutura, que beneficiará os moradores da região.
Em relação às vias rurais, o processo de licitação para a aquisição de cascalho já está aberto, o que permitirá a melhoria das estradas que ligam as áreas rurais a sede do município, facilitando o transporte e o escoamento da produção agrícola.
Por fim, a Encosta das Bauhinas está na fase 02 de licitação e também passa por licenciamento ambiental. Embora o decreto de Utilidade Pública ainda não tenha sido publicado, Balardin destacou que as equipes estão trabalhando para garantir sua finalização em breve.
Os recursos para essas obras provêm da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e da Defesa Civil do RS. O prefeito ressaltou que a gestão anterior não havia tomado as providências necessárias para assegurar que o município recebesse esses recursos, mas que sua administração está trabalhando diuturnamente para garantir que eles retornem à cidade na forma de investimentos concretos em infraestrutura.
Além disso, Balardin destacou a colaboração transversal entre as diversas Secretarias Municipais diretamente envolvidas nos projetos, como a Secretaria Municipal de Gestão Governança, Parcerias e Inovação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Administração e a Secretaria Municipal da Fazenda. A integração das equipes tem sido essencial para o andamento ágil dos processos.