Em virtude das medidas sanitárias adotadas no Rio Grande do Sul e seguindo a conduta adotada pelos demais zoológicos do Estado, o Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul permanecerá fechado para a visitação pública até 18 de junho. A previsão é que em 19 de junho o local seja reaberto. O trabalho interno do Zoológico não sofre interrupção.
O período de 28 de vazio sanitário é a contar de 22 de maio. Esse período equivale a dois períodos de incubação de 14 dias da gripe aviária. Este período está definido no Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária.
A medida é preventiva e visa proteger a saúde pública diante da notificação de casos de gripe aviária no Estado. Até o momento, não há nenhum registro confirmado da doença no município.
O que fazer se encontrar aves doentes ou mortas? Não se aproxime, alimente ou toque em animais silvestres, nem tente socorrê-los. Não deixe cães, gatos e outros animais domésticos se aproximarem. Observe atentamente para sintomas como: dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, falta de coordenação motora, torcicolo, diarreia ou mortalidade alta e súbita em aves. Todas as suspeitas de Influenza Aviária devem ser notificadas imediatamente à Secretaria Estadual da Agricultura através da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Cachoeira do Sul pelo (51) 3724-5916 ou pelo canal de notificação no WhatsApp (51) 98445-2033.