A Secretaria Extraordinária de Transporte e Mobilidade de Cachoeira do Sul promove, nesta quinta-feira (29), às 19h30min, na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, o encerramento da campanha Maio Amarelo, com o tema “Mobilidade Humana: A vida em 10 conceitos”.
O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011.
O secretário Orion Ponsi explica que o símbolo do movimento, a cor amarela, representa atenção e advertência, fazendo um chamamento à participação da administração pública e da sociedade, intensificando atividades e aproximando das pessoas a necessidade urgente de todos atuarmos como agentes participativos da segurança no trânsito.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2009, foram registrados 1,3 milhão de mortes causadas por acidentes de trânsito em 178 países diferentes, sendo essa a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.“Atualmente, estamos na 2ª Década de Ação, que vai de 2021 a 2030.
“O tema da palestra é uma compilação de pesquisas, observações e desenvolvimento de processos em mobilidade urbana realizados ao longo de mais de 30 anos de trabalho, resumidos em 10 conceitos básicos para a proteção da vida e segurança no trânsito”, explica Ponsi.
O encontro é aberto a toda a comunidade, especialmente a gestores públicos, operadores de segurança, professores e profissionais de áreas que têm nas pessoas a essência de suas atividades e relações. Não é necessário realizar inscrição prévia. O próprio secretário será o palestrante da noite.