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JUN
26
26 JUN 2025
Gestão e postos de saúde integrados por melhorias na regulação via SUS
Foto Noticia Principal Grande
Equipes da Regulação da SMS e da EAP Alto do Amorim monitoraram os processos de pacientes que aguardam revisões
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A melhoria dos processos que garantem o acesso dos usuários do SUS aos procedimentos que envolvem os diagnósticos e tratamentos especializados está mobilizando o setor de Regulação do SUS municipal e as unidades de saúde da rede básica. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é promover maior integração do setor estratégico com os postos de saúde, que fazem a interlocução diária com os pacientes, priorizando a revisão de protocolos operacionais e a reciclagem de conhecimentos das equipes. “Nosso objetivo é oferecer orientações mais seguras e resolutivas já nos territórios, evitando direcionamentos desnecessários das pessoas a diferentes serviços e, com isso, qualificar o monitoramento do fluxo dos processos e otimitizar o tempo de resposta, seja para exames, consultas ou para procedimentos especializados”, argumenta a secretária municipal da saúde, Camila Barreto, levando em conta as tradicionais filas que traduzem o déficit entre demanda e capacidade de atendimento na saúde pública.

O trabalho vem sendo deflagrado a partir deste mês pela equipe da Regulação da SMS, sob a coordenação da servidora Beatriz Dorneles e colegas, que estão acionando gradativamente as unidades para encontros de cooperação mútua com os servidores que atuam nos bairros. O ponto de partida desta ação foi o rastreamento das pendências apontadas pelo sistema estadual de gerenciamento de consultas (Gercon), que apontou os gargalos que vem impedindo o fluxo eficiente e, portanto, mais ágil dos processos que aguardam financiamento de toda e qualquer operação pelo SUS. “Nossa missão neste trabalho é identificar as demandas represadas de cada unidade e auxiliar as equipes na resolução dos impasses que vão dar andamento aos processos e autorizar as assistências que estão sendo aguardadas pelos pacientes”, explica a coordenadora da Regulação municipal.

 

TEMPO DE ESPERA E ANDAMENTO DAS FILAS

A atualização dos protocolos e o treinamento das equipes, de pronto, já municiam os servidores para a orientação do público em questões fundamentais, como o princípio básico para a regulação dos atendimentos especializados: as autorizações via Gercon ou demais sistemas gerenciados pelo governo do Estado levam em conta critérios como a gravidade e a necessidade do paciente, não uma lista por ordem de chegada. “O tempo de espera por consultas, exames ou demais procedimentos é determinado por parâmetros clínicos e operacionais avaliados pela equipe médica dos órgãos reguladores”, acrescenta a coordenadora Beatriz Dorneles, destacando que cabe à equipe da SMS intermediar os processos entre os usuários e estes órgãos.

Em cada unidade, são os médicos e enfermeiros, auxiliados por servidores da área administrativa, que promovem o andamento dos processos dos pacientes ao setor de Regulação e, muitas vezes, da Regulação até os pacientes quando são possíveis ajustes descentralizados. “Muitas vezes, faz-se necessário o deslocamento do usuário até o setor na sede da SMS, dependendo da especialidade e dos protocolos que envolvem a área médica, mas queremos reduzir a necessidade deste fluxo a partir da atuação integrada com os postos de saúde ou, ainda, dinamizar o contato com os pacientes via telefone ou aplicativo de mensagens em caso de dúvidas ou orientações mais básicas”.

 

CRONOGRAMA DAS UNIDADES

O trabalho conjunto da Regulação e as unidades de saúde teve início este mês e segue cronograma definido a partir do volume de pendências identificado. Já ocorreram encontros com as equipes da EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Alto do Amorim e ESF Márcia Pertille da Costa (Bairro Carvalho). ESF Promorar e ESF Barcelos serão as próximas a participarem da capacitação e a meta é que a ação alcance todas as unidades da rede municipal da saúde.

 

 

REGULAÇÃO DO SUS MUNICIPAL

Rua Coronel João Leitão, 1055 – Térreo (Hospital da Liga)

Segundas às sextas-feiras

7h30min às 11h30min e das 13h às 15h30min

(51) 99554-4672 (somente chamadas de áudio)

(51) 99613-5775 (somente aplicativo de mensagens de texto)

Autor: Viviane Souza
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