Está atuando desde segunda-feira (07/07) junto à equipe de Regulação da Secretaria Municipal da Saúde, a médica Mariana Leal, que terá a missão de coordenar os processos normativos que habilitam os usuários aos exames e procedimentos indicados pelos profissionais da rede municipal via Sistema Único de Saúde (SUS). A profissional cumpre contrato de 20 horas semanais, através da Sim Saúde, empresa terceirizada pela Prefeitura Municipal para serviços na área. Além de atender à demanda de rotina, a médica, em conjunto com os colegas que atuam na rede básica, terá a missão de reavaliar a demanda reprimida de exames que aguardam liberação no setor de Regulação. “Vamos organizar uma força-tarefa em conjunto com os médicos dos postos de saúde para rastrear a lista de exames pendentes desde 2023, atualizar as condições clínicas dos pacientes e definir as prioridades dos encaminhamentos”, destaca a coordenadora do setor na SMS, Beatriz Dorneles.
Os processos regulatórios, conforme previsto pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), também são acompanhados no setor por dois enfermeiros que atuarão em conjunto com a nova profissional contratada. A secretária da saúde, Camila Barreto, informa que outra missão da médica reguladora será, em parceria com a Coordenação de Enfermagem e a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), formalizar e atualizar os protocolos vigentes para liberação dos exames e procedimentos pelo SUS.
O QUE FAZ A REGULAÇÃO DA SMS?
É a este serviço, localizado no térreo do prédio onde funciona a SMS (no antigo Hospital da Liga), que os usuários do SUS recorrem para tratar das questões relativas ao agendamento de consultas especializadas, exames e procedimentos cirúrgicos. O Setor de Regulação é que intermedia as demandas trazidas pelos usuários da saúde pública aos muitos prestadores de serviços que operam pelo Sistema Único de Saúde (laboratórios, clínicas, hospitais), seja no âmbito municipal ou em várias outras cidades do Estado, que ofertam as atendimentos especializados via sistema estadual de Gerenciamento de Consultas (Gercon). “Trata-se do serviço que administra o acesso às ações e serviços de saúde que são de competência dos estados e municípios, conforme expresso na Política Nacional de Regulação (PNR)”, com suas legislações e protocolos a serem seguidos”, explica a coordenadora do setor, Beatriz Dorneles.
SERVIÇO
Setor de Regulação da SMS
Rua Coronel João Leitão, 1055 – térreo
Telefones: (51) 9 9613-5775 apenas whatsapp e (51) 9 9554 4672 apenas chamadas
Atendimento externo: segundas às sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 15h30min
A reprodução total ou parcial está autorizada, desde que seja atribuída a devida fonte e crédito ao autor. É expressamente proibida qualquer forma de adulteração das imagens.