Cachoeira do Sul foi um dos municípios gaúchos agraciados com cofinanciamento especial de R$ 250 mil, viabilizado através do edital do Fundo de Assistência Social (FEAS), para reforma e ampliação da Casa Lar. O espaço funciona como abrigo que acolhe as crianças em situação de vulnerabilidade, proporcionando um lar temporário e seguro para os pequenos. O anúncio da novidade foi feito na manhã desta terça-feira (23/07) pelo prefeito Leandro Balardin, em conjunto com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e com o titular e a adjunta da pasta, João Alexandre Netto Bittencourt e Clausiane Tatsch.
O edital que confirmou o investimento para a instituição local é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e integra programa lançado com a iniciativa de reconstruir unidades de serviços socioassistenciais. “A partir desta obra estaremos garantindo mais dignidade e segurança às nossas crianças e, a partir de um prédio próprio, o Município ganha mais autonomia para futuras intervenções de manutenção e benfeitorias, o que hoje se torna mais restrito na administração pública no caso de imóveis alugados”, comemorou o secretário João Alexandre.
O prefeito Leandro Balardin destacou o empenho da equipe do Desenvolvimento Social na condução técnica do projeto que disputou o edital, configurado em tempo recorde, em um trabalho conjunto que uniu trabalho dos setores de Planejamento e Conselho de Habitação. “Com a realocação da antiga casa, será possível garantir um ambiente mais adequado, com infraestrutura aprimorada e espaços que promovam o desenvolvimento e bem-estar das crianças”, ressalta o prefeito, reiterando que “a conquista não apenas reforça o compromisso da administração municipal com o cuidado e proteção dos menores vulneráveis, mas também demonstra que, juntos, podemos transformar realidades e construir um futuro melhor”.
Foto: Tina Schirmer