A Secretaria Estadual da Saúde (SES) prorrogou a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) para adolescentes de 15 a 19 anos, não vacinados anteriormente, até o final deste ano. A medida segue a orientação do Ministério da Saúde e tem como objetivo ampliar o resgate vacinal desse público, oferecendo uma nova oportunidade de proteção contra o vírus e os cânceres a ele associados.
A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero, além de outros tipos como o de ânus, de pênis, de boca e de orofaringe. No calendário nacional de rotina, o imunizante é ofertado regularmente em dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos. A ampliação para a faixa de 15 a 19 anos, iniciada em março deste ano, busca alcançar adolescentes que não foram vacinados na idade recomendada.
Em Cachoeira do Sul, as doses contra o papilomavírus humano (HPV) estão sendo aplicadas nas salas de vacinas dos postos de saúde dos bairros Barcelos, Carvalho, Quinta da Boa Vista, na EAP Central, EAP Marina e na EAP Centro Social Urbano, no Bairro Santa Helena. No horário estendido (das 17h às 21h), a aplicação de vacinas está disponível nas EAPs Central (esquina das ruas Conde de Porto Alegre e XV de Novembro) e Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena).
O que é HPV?
O HPV (siga em inglês para papilomavírus humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal), podendo causar verrugas nessas regiões e, dependendo do tipo, levar ao desenvolvimento de câncer. A infecção pelo HPV é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST).