Foi inaugurado nesta segunda-feira (04/08), em Cachoeira do Sul, o Ambulatório de Especialidades do SERMulher RS, voltado à saúde da mulher. A cerimônia de abertura do serviço contou com a presença do prefeito Leandro Balardin, de autoridades municipais e representantes do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), parceiro na implantação do serviço. A unidade está localizada na Rua David Barcelos, nº 266, e já começou a realizar atendimentos nesta segunda.
O novo ambulatório integra a política estadual de retaguarda da Atenção Primária à Saúde (APS) e busca preencher uma lacuna histórica na rede pública com foco no cuidado integral da mulher. O SERMulher oferecerá atendimentos mensais para pelo menos 140 novas pacientes da cidade e da região vinculada à 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. Os encaminhamentos serão feitos a partir das Unidades Básicas de Saúde, por meio de regulação no sistema Gercon.
*Atendimentos especializados e estrutura reformada*
O SERMulher conta com consultas nas especialidades de ginecologia e mastologia, além de exames e procedimentos voltados à prevenção e ao tratamento de cânceres de colo do útero e mama, endometriose, infertilidade, climatério e planejamento reprodutivo. O ambulatório também funcionará como centro formador de profissionais da saúde.
Para garantir o atendimento qualificado, o espaço passou por reforma e agora possui dois novos consultórios, sala de ginecologia equipada para exames e sala de mastologia. A equipe é formada por médico ginecologista, médico mastologista, enfermeira, psicóloga, nutricionista, técnicos de enfermagem e um Navegador de Cuidado, que auxiliará as pacientes em toda a jornada no serviço.
A manutenção do ambulatório será feita por meio de repasse fixo mensal de R$ 125 mil do Governo do Estado e valor variável conforme a produção, via Secretaria Municipal da Saúde. O HCB recebeu ainda um aporte estadual de R$ 200 mil para implantação do serviço.
*Uma conquista para a saúde pública local*
Durante a solenidade, o prefeito Leandro Balardin comemorou a ampliação da rede de atenção à saúde das mulheres:
“É uma conquista que fortalece ainda mais nosso sistema de saúde. Depois do CAS TEAcolhe, agora entregamos o SERMulher. Estamos avançando na qualificação do cuidado com as pessoas, com uma equipe técnica comprometida, que também tem trabalhado para recuperar verbas e emendas para nossa cidade”, destacou.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, não pôde estar presente, mas enviou vídeo parabenizando a cidade:
“Este é o 14º SERMulher implantado no Estado. Cachoeira do Sul está de parabéns por mais esse passo na valorização da saúde da mulher”, afirmou.
Também se manifestaram durante o evento a vereadora Juliana Spolidoro, a secretária Camila Barreto, a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Elisandra Duarte, e a enfermeira Giana Ferraz, que assume a coordenação do ambulatório.
O superintendente do HCB, Luciano Morschel, destacou que o Ambulatório de Especialidades do hospital já atende cerca de 3 mil consultas por mês, e que a chegada do SERMulher complementa esse serviço com foco em uma das áreas mais sensíveis da saúde pública:
“É um reforço necessário, especialmente para o diagnóstico precoce, que é fundamental no cuidado com as mulheres”, pontuou.