A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cachoeira do Sul divulgou um comunicado oficial nesta quinta-feira (7) informando que está realizando o monitoramento constante do nível do Rio Jacuí, com atenção especial ao ponto de aferição na Barragem do Fandango.
Nos últimos dias, foi registrada uma elevação considerável no nível do rio, provocada pelas chuvas intensas ocorridas nas regiões a montante, ou seja, acima de Cachoeira do Sul, que contribuem diretamente para o aumento do volume de água.
Outro fator que influencia a situação é a obra de manutenção na Usina Hidrelétrica Leonel Brizola, em Salto do Jacuí, que envolve o rebaixamento gradual e temporário do reservatório Maia Filho. Embora a liberação de água esteja ocorrendo de forma controlada e dentro dos limites operacionais, a combinação com o grande volume de chuvas tem agravado a elevação do rio.
No entanto, a Defesa Civil informa que a tendência atual é de redução gradual do nível do Rio Jacuí, devido à estabilização do tempo e à interrupção das chuvas nas regiões a montante.
A orientação é para que a população continue acompanhando os comunicados oficiais pelos canais da Defesa Civil e da Prefeitura. Caso necessário, medidas preventivas serão imediatamente adotadas e divulgadas. Moradores de áreas de risco de alagamento devem manter-se em alerta.
A Defesa Civil reforça seu compromisso com a segurança da população e permanece à disposição para esclarecimentos.