O prefeito Leandro Balardin e a secretária municipal da Saúde, Camila Barreto, anunciaram nesta sexta-feira (8) que Cachoeira do Sul foi selecionada para receber o Serviço Especializado de Saúde da Pessoa Idosa - Saúde 60+ RS, iniciativa do Governo do Estado voltada ao atendimento ambulatorial especializado e regionalizado de pessoas com 60 anos ou mais.
A habilitação do Município se dará após publicação de portaria pelo Governo do Estado.
O anúncio oficial será feito no dia 11 de agosto, às 11h30, no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.
O Saúde 60+ RS tem como objetivo promover a melhora da funcionalidade, da qualidade de vida e do suporte familiar da pessoa idosa, além de contribuir para o manejo de situações complexas e fortalecer a construção de um cuidado compartilhado com a Atenção Primária à Saúde (APS). Para isso, é utilizada a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa, que norteia um atendimento integrado e eficiente.
*Como funcionará o acesso?*
Os encaminhamentos serão realizados pela Atenção Primária à Saúde, seguindo os fluxos de regulação do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). Poderão ser atendidos idosos com 60 anos ou mais que forem estratificados como frágeis na APS, com pontuação igual ou acima de 15 no Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional 20 (IVCF-20), e/ou possuírem diagnóstico de demência.
Ao ingressar no serviço, será realizada uma nova Avaliação Multidimensional (AMD) para orientar o plano de cuidado, que poderá envolver consultas com médico(a) da família e comunidade, generalista ou geriatra, enfermeiro(a), assistente social, fisioterapeuta e psicólogo(a). Conforme necessidade, outros especialistas também poderão ser acionados.
Haverá ainda encaminhamento para neurologista quando indicado, além da disponibilização de exames para apoio diagnóstico, garantindo um cuidado mais preciso e completo.
O serviço habilitado receberá um incentivo de custeio mensal pré-fixado que poderá chegar a 130 mil reais, conforme a composição da equipe.
O prefeito Leandro Balardin comemorou a conquista: “Mais uma importante vitória para a saúde do nosso município. O Saúde 60+ RS representa cuidado especializado, humanizado e próximo para os idosos que mais precisam. Estamos avançando para garantir mais qualidade de vida à nossa população”.
O local de instalação do serviço será definido nos próximos dias e o HCB deve ser parceiro na execução do Saúde 60+ RS, a exemplo do atendimento do SerMulher.