Na tarde de sexta-feira, 8 de agosto, o Paço Municipal da Prefeitura de Cachoeira do Sul foi palco de uma homenagem à Patrulha Maria da Penha, marcando o início das ações do Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O evento contou com a presença do prefeito Leandro Balardin e outras autoridades locais e foi marcado por momentos de emoção e reconhecimento ao trabalho dos três soldados que integram a Patrulha, responsável pelo acompanhamento e proteção de 280 mulheres assistidas no município. Desde o início da atuação da patrulha, em 2020, não há registros de feminicídio em Cachoeira do Sul.
Foram homenageados os profissionais SD PM Marcelo Iores Ottaran, SD PM Adelita Friedrich Bartmann e SD PM Patrícia Jobim Menezes. Também foi prestada homenagem ao Major PM Ricardo Antonio Garske Mori, comandante interino do 35º BPM, que participo do evento declarando que a pauta da violência é doméstica é uma responsabilidade de todos.
A coordenadora de Política para a Mulher, Elisandra Duarte, destacou a importância de reconhecer o trabalho desses profissionais: “Estamos homenageando quem está na linha de frente, uma equipe sempre disposta a atender às questões que são demandadas”.
A primeira-dama Carla Balardin agradeceu pelo trabalho realizado em favor das mulheres em situação de violência e ressaltou a relevância da união de esforços: “A parceria entre a Brigada Militar e o poder público é fundamental para entregas importantes para as mulheres e para a comunidade como um todo”.
A cerimônia teve ainda a participação especial da Banda do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, formada por 20 integrantes, sob o comando do Sargento Miranda e Coronel Humberto Costa, que encerrou a tarde com apresentações musicais dedicadas aos homenageados.
O Gabinete da Primeira-Dama e a Coordenadoria Municipal da Mulher reforçaram, durante a solenidade, o compromisso de valorizar e apoiar os profissionais que protagonizam a rede de cuidado e proteção às mulheres vítimas de violência.