O prefeito Leandro Balardin anunciou nesta quinta-feira (14) que Cachoeira do Sul foi contemplada na Fase 2 do Programa Desassorear RS. O ato oficial de anúncio acontece amanhã, dia 15 de agosto, no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo.
O investimento previsto é de R$ 1,5 milhão e as atividades incluem a remoção de resíduos especialmente no Arroio Amorim, abrangendo os bairros e localidades do Amorim, Promorar, Quinta da Boa Vista, Preusller, Marina, Noêmia, Fátima, Alto dos Casimiro, Sanga da Inês e Sanga da Cavalheira.
A ação é destinada para melhorar o escoamento das águas e prevenir alagamentos, especialmente em áreas mais afetadas pelas cheias. O prefeito Leandro Balardin comemorou a conquista, destacando que a medida é fundamental para a proteção da população e a redução dos impactos das enchentes. “Precisamos agir na prevenção e o desassoreamento de rios tem um grande impacto na mitigação dos efeitos das enchentes”, declarou.
O Programa Desassorear RS tem como objetivo garantir mais segurança e qualidade de vida aos gaúchos por meio de ações de limpeza e manutenção de cursos d’água.