As escolas municipais Manoel Carvalho Portella, Dr. Baltazar de Bem e Dinah Néri Pereira iniciaram sua participação no Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, promovido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA IV). Ao todo, participam 145 estudantes do 9º ano e da EJA.
O programa visa levar noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho e cidadania para escolas, especialmente as públicas, tornando-se uma ferramenta de aproximação com a sociedade. Por meio dessa iniciativa, juízes e juízas do trabalho vão às salas de aula para compartilhar conhecimentos relacionados a direitos e deveres dos trabalhadores, valores de cidadania e direitos humanos.
Na última sexta-feira, na Ulbra Cachoeira, sob a coordenação da juíza regional Aline Doral Stefani Fagundes, aconteceu a 1ª aula com os professores, abordando temas como a estrutura do Poder Judiciário, Constituição, hierarquia das leis, entre outros. Estão previstos mais três encontros que tratarão de assuntos como direitos e deveres dos trabalhadores, contratos de experiência e de estágio, trabalho infantil, trabalho escravo, assédio moral e segurança do trabalho.