O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Jacuí-Centro reuniu-se nesta semana em Vila Nova do Sul para organizar a Consulta Popular 2025. O encontro, presidido por Igor Noronha, contou com a participação dos sete municípios que integram o Corede: Cachoeira do Sul, Vila Nova do Sul, São Sepé, Novo Cabrais, Cerro Branco, Restinga Seca e Paraíso do Sul.
Dentre as 56 propostas apresentadas pela comunidade regional, foram definidas as seis que irão compor a cédula de votação deste ano:
Turismo – construção e reforma de espaços com apelo turístico;
Desenvolvimento Social – construção, reforma, ampliação, aquisição de bens e/ou serviços de estruturas;
Rural – aquisição, ampliação e reforma de equipamentos ou estruturas;
Inovação – criação de escritório de projetos e/ou capacitação de setores da nova economia;
Esporte – construção e/ou recuperação de espaços públicos de esporte e lazer;
Agricultura – calcário e/ou melhoramento genético.
Caso todos os municípios do Corede, incluindo Cachoeira do Sul, alcancem a participação mínima de 2% do eleitorado, cada cidade receberá R$ 342 mil, valor que será dividido entre as três propostas mais votadas.
Cachoeira do Sul esteve representada pela secretária municipal Paola Braga, pelos adjuntos Lívia Lima e Renato Pinheiro e pelo diretor Cristiano Lima.
A próxima assembleia do Corede Jacuí-Centro será realizada em setembro, em Cachoeira do Sul, com data e local ainda a serem definidos. Já a votação da Consulta Popular 2025 acontecerá de 6 a 10 de outubro, pelos canais oficiais disponibilizados pelo Governo do Estado.