O Parque Zoobotânico Municipal de Cachoeira do Sul recebeu no domingo, 24, a visita da Dra. Flávia Tirelli e do Dr. Jim Sanderson para a entrega da placa indicativa de uma ação conjunta voltada à conservação de pequenos felinos silvestres do Rio Grande do Sul.
O ato marcou oficialmente a parceria que resultou na construção do recinto destinado ao acolhimento de gatos-do-mato das espécies Leopardus geoffroyi (gato-do-mato-grande), Leopardus guttulus (gato-do-mato-pequeno) e Leopardus wiedii (gato-maracajá). O espaço foi viabilizado a partir do esforço conjunto de instituições internacionais, como BigCat Rescue, Re:wild, Panthera Brasil e Small Wild Cat Conservation Foundation (SWCCF), além do Governo do RS. A iniciativa também contou com o apoio de instituições públicas e ONGs, entre elas o Instituto Pró-Carnívoros, Projeto Felinos do Pampa, Grupo GCWG, UFRGS, Laboratório de Evolução, Sistemática e Ecologia Bird and Mammal e o próprio Parque Zoobotânico de Cachoeira do Sul.
Cachoeira do Sul é considerada um ponto estratégico para a conservação dessas espécies, já que está localizada em uma região de transição entre os biomas Mata Atlântica e Pampa, onde ocorrem as seis espécies de pequenos felídeos do estado. Outro fator de destaque é o hibridismo registrado entre Leopardus geoffroyi e Leopardus guttulus, fenômeno único no território municipal.
Durante a visita, a Dra. Flávia e o Dr. Jim conheceram o trabalho desenvolvido no parque não apenas com os felinos silvestres, mas também com outros animais da fauna nativa do Rio Grande do Sul. Eles foram recebidos pelo secretário municipal de Meio Ambiente, André Mateus Silveira, pelo diretor do Parque Zoobotânico, biólogo Juliano Konze, e pelo médico-veterinário Diego Cardoso, responsável técnico do espaço.
A Dra. Flávia Tirelli é docente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal e pós-doutoranda da UFRGS, membro do Instituto Pró-Carnívoros e coordenadora do Geoffroyi Cat Wild Group (GCWG). Já o Dr. Jim Sanderson é diretor da Small Wild Cat Conservation Foundation (SWCCF), instituição com sede no estado do Novo México, nos Estados Unidos.