O Parque Zoobotânico Municipal recebeu na quinta-feira, 28 de agosto, a visita das servidoras Moira Ansolsch, Laís Mozzaquattro e Vanessa Silva, analistas ambientais da Divisão de Fauna da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA-RS).
O grupo esteve em Cachoeira para a realização do registro, colocação de anilhas e a soltura de pássaros apreendidos em criatório amadorista irregular no município de Restinga Seca. A ação de fiscalização e apreensão do pássaros foi realizada pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar - PATRAM, sendo destinados para o Parque Zoobotânico.
Seis pássaros das espécies Cardeal (Paroaria coronata), Coleirinho-do-brejo (Sporophila collaris), Canário-da-terra (Sicalis flaveola) e Trinca-ferro (Saltator similis) estavam em observação e recuperação no setor de quarentena do zoológico, em preparo para posterior soltura.
O Parque Zoobotânico de Cachoeira do Sul é um dos únicos estabelecimentos de fauna silvestre do interior do estado autorizados para recebimento de animais silvestres apreendidos ou resgatados pelos órgãos fiscalizadores.
Importante - Criar passeriformes nativos em cativeiro é considerado crime ambiental passível de multa e detenção. A fiscalização de criadores amadoristas de passeriformes é realizada pela SEMA-RS em conjunto com o IBAMA. Os pássaros nativos serão devolvidos ao seu ambiente natural em área rural no interior do município.