A Prefeitura de Cachoeira do Sul publicou na terça-feira (2) o Decreto nº 152/2025, que declara situação de emergência no município em razão das chuvas intensas registradas desde 23 de agosto. O temporal provocou alagamentos, interrupção de estradas, remoção de famílias de suas casas e danos materiais em diversas localidades.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Leandro Balardin, a decisão foi tomada a partir de laudos técnicos e manifestação da Defesa Civil Municipal, que apontaram prejuízos ambientais, sociais e estruturais. Entre os impactos, estão a suspensão do transporte escolar em áreas rurais, a paralisação das atividades em uma escola da zona rural, além de danos em quatro estradas municipais e a interrupção total da BR-153.
A medida autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais sob coordenação da Defesa Civil, além da convocação de voluntários e realização de campanhas para arrecadação de recursos destinados à população atingida.
Com validade de 180 dias, o decreto ainda permite a dispensa de licitação para aquisição de bens e contratação de serviços essenciais ao atendimento da emergência, conforme prevê a legislação federal.
Decreto disponível em: https://www.cachoeiradosul.rs.gov.br/portal/diario-oficial/ver/890