A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Centro Municipal de Proteção Animal (CEMPRA), apresentou ao prefeito Leandro Balardin o Plano de Contingência Permanente com foco em gestão animal em desastres. O documento estabelece diretrizes para proteger animais domésticos, de produção e silvestres em situações de emergência, como enchentes e outros desastres naturais.
O plano busca padronizar ações de resgate, atendimento veterinário e acolhimento dos animais, além de organizar a atuação de órgãos públicos, sociedade civil, clínicas veterinárias, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.
Uma das etapas do Plano diz respeito à criação do Grupo de Apoio aos Animais em Incidentes (GAAI), coordenado pelo CEMPRA. O documento trata também das ações de resgate, identificação (com microchip), vacinação, castração e encaminhamento para reintegração aos tutores ou adoção responsável, além da definição de abrigos emergenciais – ficando definidos, para cães e gatos, as baias do Centro de Controle de Zoonoses (DVS), e, para animais silvestres, o Parque Zoobotânico Municipal.
O cadastramento de animais em áreas de risco, a capacitação de voluntários e agentes públicos para o manejo em resgates, a criação do Fundo Municipal para Emergência Animal, destinado a custear resgates, medicamentos, rações e infraestrutura, as campanhas de adoção, castração e vacinação pós-desastre e os protocolos específicos para o resgate de animais de grande porte e silvestres são outras ações previstas no Plano.
O plano estabelece um Sistema de Comando de Incidentes, com equipes responsáveis por logística, operações, saúde, comunicação, apoio jurídico e administração.
O prefeito Leandro Balardin parabenizou a iniciativa pioneira da Secretaria de Meio Ambiente. “Estamos buscando nos tornar referência no cuidado com os animais em situações de calamidade, garantindo que eles também recebam atenção e proteção quando a cidade enfrentar emergências”, declarou.
Na enchente deste ano, o Meio Ambiente e as ONGs parcerias chegaram a abrigar mais de 100 animais no Sindicato Rural.