A partir desta semana, a Secretaria Municipal da Saúde reduz a carga horária de atendimento no terceiro turno para três dias na semana, de segundas às quartas-feiras. A medida, explica a secretária Camila Barreto, vem ao encontro da redução na procura de atendimentos para casos suspeitos de dengue e de síndromes gripais, que constituíram o foco para a criação do horário extra, ainda no mês de março. “O turno estendido foi uma estratégia para ampliar a assistência em meio à epidemia de dengue e para amparar a população durante o sazonalidade das doenças de inverno”, explicou a titular da Saúde.
A partir de avaliações periódicas das operações nestes seis meses, Camila Barreto afirma que nas quintas e sextas-feitas os números vinham baixos, com os gastos de manutenção do projeto não compensando a procura registrada, enquanto que, de segundas às quartas-feiras, os números têm compensado os esforços do governo municipal. O período de atendimento segue inalterado, das 17h às 21h, na EAP Central (esquina das ruas Conde de Porto Alegre e XV de Novembro) e EAP Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena), sempre com prioridade aos casos suspeitos de dengue e síndromes respiratórias, apontados como a causa da sobrecarga na procura pelos serviços de urgência e emergência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Para a titular da SMS, a Administração Municipal “cumpriu bem o seu compromisso de reforço da saúde diante da demanda crescente e continuará adotando esta postura quando for essencial, mas entende que o uso dos recursos precisa estar adequado às necessidades de cada contexto e cenário, o que na saúde precisa ser flexível e exige acompanhamento longitudinal da gestão”, concluiu.
TERCEIRO TURNO + Saúde Cachoeira
A partir de 08/09
Segundas às quartas-feiras
17h às 21h
- EAP Central (Esquina da Rua Conde de Porto Alegre e Rua XV de Novembro)
- EAP Centro Social Urbano ( Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena)
* Prioridade no atendimento de suspeitas de dengue e síndromes gripais