Uma ação educativa descentralizada para o Bairro Fátima, na tarde desta terça-feira (09/09), deu início à programação alusiva ao Setembro Amarelo pela rede municipal de saúde. A promoção foi da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Fátima, antecipando o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, marcado nacionalmente em 10 de setembro. O tema da campanha foi pauta do encontro mensal do Grupo Conviver, que reuniu moradores do bairro no espaço cedido por uma das participantes do projeto, na Rua São Rafael, 549. Segundo a coordenadora do evento, enfermeira Andiara Ramos, foi organizada pela equipe de saúde uma dinâmica com foco na valorização da vida e no manejo das emoções, tendo em vista o fortalecimento da autoestima e a qualidade da saúde mental entre os usuários do SUS.
Buscando qualificar a escuta empática e as reflexões acerca da prevenção à automutilação e ao suicídio, participaram da atividade a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Patrícia Sperb; a médica do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), Valeska Burgel; e os monitores do serviço, Vinícius Leite e Carine dos Santos Cavalheiro. A programação incluiu dinâmica musical e atividade física focada em sessão de alongamento e técnicas de relaxamento para o combate ao sedentarismo.
PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA
A programação temática tem sequência nesta quinta-feira (11/09), em frente à sede do Caps II (Rua Marechal Floriano, nº 207), no centro da cidade, onde profissionais de saúde e usuários do serviço promovem a Blitz Setembro Amarelo, durante a qual farão a distribuição de panfletos educativos entre os pedestres, reforçando uma das premissas da campanha que estimula o buscar e o oferecer ajuda a quem estiver em sofrimento mental. Já no próximo domingo, durante o Mercado de Pulgas na Feira Livre Municipal, a equipe e pacientes do Caps II estarão presentes com estande para exposição e venda das peças produzidas durante as oficinas de artesanato do centro, quando também está prevista a panfletagem e sensibilizaçao em torno do Setembro Amarelo.
Na segunda-feira (15/09), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) participa da roda de conversa promovida pela 24ª Coordenadoria Estadual de Educação. A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Patrícia Sperb, e a psicóloga da rede, Marivan Borchhardt Trojan, falarão sobre a campanha ao magistério estadual.
MOVIMENTO COMPLETA 10 ANOS
Setembro Amarelo é um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A campanha surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. Desde 2015, ano a ano este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental e exige cuidados.
SETEMBRO AMARELO EM PAUTA
* 11/09 (quinta-feira) – 10h às 12h e das 14h às 16h
Blitz Setembro Amarelo em frente a sede do Caps II, na Rua Marechal Floriano, nº 207
* 14/09 (domingo) – 13h30min às 17h30min
Presença da equipe e pacientes do Caps II no Mercado de Pulgas, na Feira Livre Municipal
* 15/09 (segunda-feira) – 13h30min
Roda de conversa na 24ª Coordenadoria Estadual de Educação