A Administração Municipal divulgou nesta quarta-feira (10/09) um balanço atualizado das operações desenvolvidas durante o terceiro turno da saúde municipal (das 17h às 21h), implantado a partir de março deste ano em dois postos de saúde da cidade. Conforme levantamento, somente durante o horário extra, as equipes contabilizaram até agora 7.249 assistências à população, incluindo o volume de vacinas aplicadas, atendimentos médicos e de enfermagem junto à EAP Central (esquina das ruas Conde de Porto Alegre e XV de Novembro) e EAP Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena). Os números apurados não levam em conta a procura pelos serviços da saúde municipal durante o horário regular.
“A estratégia nos permitiu incrementar a imunização e facilitar o acesso dos usuários do SUS à rede durante o horário alternativo, originalmente criado com o objetivo de desafogar as unidades de urgência e emergência em meio a epidemia de dengue e a sazonalidade das doenças de inverno já no primeiro trimestre do ano”, avaliou a secretária municipal da saúde, Camila Barreto. Na semana em que o governo municipal reduziu o terceiro turno da Saúde para três dias (ele continuará disponível à população nas segundas, terças e quartas-feiras, deixando de atender nas quintas e sextas-feiras), a SMS torna público que, somente no segmento das vacinas o total de doses distribuídas até o momento chega a 3.469 nos dois postos de saúde na faixa de horário das 17h às 21h.
Ao todo, relaciona a titular da SMS, são 3.780 consultas médicas e atendimentos de enfermagem oferecidos pelas equipes neste período extra, com maior procura dos usuários do SUS verificada nos meses de abril, maio e junho. Diante da diminuição gradativa da demanda, constatada a partir de avaliações periódicas das operações, a decisão dos gestores foi de flexibilizar a oferta da estrutura para os dias de maior movimento. “O Município cumpriu bem o seu compromisso de reforço da saúde no momento de crise e continuará adotando esta postura quando for essencial, mas entende que o uso dos recursos precisa estar adequado às necessidades de cada contexto e cenário, o que na saúde precisa ser flexível e exige acompanhamento longitudinal da gestão”, concluiu Camila.
OS NÚMEROS DO 3º TURNO DA SAÚDE
* Serviço de vacinação
Período de maio a agosto
EAP Central: 1.537 doses aplicadas
EAP Centro Social Urbano: 1.932 doses aplicadas
* Assistências médicas e de enfermagem
Período de abril a agosto
EAP Central: 1.909 atendimentos
EAP Centro Social Urbano: 1.871 atendimentos
SERVIÇO
Segundas, terças e quartas-feiras
17h às 21h
- EAP Central (Esquina da Rua Conde de Porto Alegre e Rua XV de Novembro)
- EAP Centro Social Urbano ( Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena)
* Prioridade no atendimento de suspeitas de dengue e síndromes gripais