O seminário técnico sobre indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS), a ser promovido esta semana pela Secretaria Municipal da Saúde, vai alterar a rotina de funcionamento dos postos da rede municipal nas próximas quinta e sexta-feiras (18 e 19/09). Na capacitação, a gestão municipal reunirá os servidores da área para apresentação dos novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal do SUS, definidos pelo Ministério da Saúde. Esses indicadores servirão como referência para o monitoramento das ações ofertadas pelas equipes nos territórios e fazem parte do incentivo financeiro de melhoria contínua do cuidado. Para viabilizar a participação das equipes, a SMS organizou o treinamento em duas turmas, parte dos profissionais da Saúde participando na quinta-feira e a outra metade na sexta-feira, somente nos turnos da tarde, sempre a partir das 13h30min junto ao auditório do Sicredi.
Em ambos os dias, portanto, haverá unidades de saúde operando somente no turno da manhã, entre 7h e 12h (conforme programação descrita abaixo). “São oportunidades indispensáveis à capacitação de gestores e demais profissionais, para que possamos ampliar o entendimento sobre os indicadores que medem a qualidade e a efetividade da atenção primária, como a cobertura de equipes, acompanhamento de condições crônicas, avaliação da saúde materno-infantil, imunizações, entre outros”, explica a secretária da saúde, Camila Barreto. A proposta é avaliar os resultados obtidos até o momento e estabelecer parâmetros que venham por orientar decisões de gestão, alocar recursos de forma mais eficiente e definir prioridades de ação.
CAPACITAÇÃO MOBILIZARÁ 120 SERVIDORES
Lançados ainda em 2024 pelo governo federal, os indicadores são em número de 15, organizados em três blocos: Equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP); Equipes Multiprofissionais (eMulti); e Equipes de Saúde Bucal (eSB). O modelo considera o desempenho das equipes para a definição do valor mensal repassado aos municípios. A mensuração leva em conta os resultados alcançados em cada indicador, envolvendo todos os membros da equipe na oferta do cuidado integral à população. A Diretora de Atenção à Saúde (DAS), Mariana Bortolaso Machado, prevê que serão mobilizados em torno de 120 servidores da saúde municipal nas duas tardes de capacitação técnica.
PROGRAMAÇÃO DOS POSTOS DE SAÚDE
* Operam somente pela manhã na quinta-feira (18/09)
Das 7h às 12h
EAP Alto do Amorim
EAP CSU
EAP Marina
EAP Rural Volante Norte
EAP Rural Volante Sul
ESF Marcia Pertille da Costa
ESF Ponche Verde
ESF Tupinambá
ESF Tibiriçá
* Operam somente pela manhã na sexta-feira (19/09)
Das 7h às 12h
ESF Barcelos
ESF Noêmia
ESF Ferreira
ESF Piquiri
ESF Quinta da Boa Vista
ESF Promorar
ESF Fátima
EAP Central