A programação alusiva ao Setembro Amarelo segue sendo descentralizada pela rede municipal de saúde. A campanha de valorização da vida, de reflexões acerca da saúde mental e de prevenção ao suicídio foi pauta nesta terça-feira (16/09) no interior do município, com ação educativa promovida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Piquiri junto aos usuários do SUS da Vila Vargas. Com o apoio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a temática vem sendo debatida na atenção básica a partir de diferentes eventos desenvolvidos pelos postos de saúde em suas rotinas. Nestas ocasiões, os profissionais realizam rodas de conversa, palestras técnicas e dinâmicas de interação com foco na valorização da vida e no manejo das emoções, tendo em vista o fortalecimento da autoestima e a qualidade da saúde mental entre os usuários do SUS.
Abordagem similar está sendo adotada pela Estratégia de Atenção Primária (EAP) junto ao Centro Social Urbano, a partir do contato diário com os pacientes em espaços especialmente pensados para motivar reflexões a respeito do assunto. A equipe de profissionais montou painéis temáticos nos ambientes da unidade, assim como espalhou mensagens motivacionais que podem ser acessadas e levadas para casa pelos usuários.
A CAMPANHA
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A campanha surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. Em Cachoeira do Sul, o Centro de Atenção Psicossocial II (Rua Marechal Floriano, nº 207) é o serviço disponibilizado na saúde pública para atendimentos relacionados à saúde mental. Mais informações pelo contato (51) 99676-6985.