Uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul, a Promotoria de Justiça Cível, o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Maria (campus Cachoeira), o Conselho da Comunidade e o Presídio Estadual vai colocar em prática o projeto “Balanço dos Pés”, um recurso adaptado para auxiliar estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
O dispositivo funciona como um balanço para os pés, instalado sob a mesa da criança/estudante. A ferramenta tem como objetivo contribuir para a autorregulação emocional, melhorar a concentração e reduzir comportamentos impulsivos, favorecendo o processo de aprendizagem.
A proposta chegou à secretária de Educação, Carla Zinn, por meio da promotora de Justiça Débora Becker. A partir disso, a juíza de Direito Rosuita Maahs também aderiu à iniciativa. Já o curso de Engenharia Mecânica da UFSM/Cachoeira desenvolveu um protótipo adaptado à realidade local.
O Conselho da Comunidade será responsável pelo financiamento do material necessário para a produção — placas de MDF, corda elástica, tinta spray, ferros e parafusos — em um investimento de cerca de R$ 8,7 mil. A montagem ficará a cargo dos privados de liberdade do Presídio Estadual de Cachoeira do Sul.
Inicialmente, serão produzidos 76 balanços, beneficiando 5 crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e 71 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) diagnosticados com TDAH, autismo e transtorno de processamento sensorial.
Benefícios do “Balanço dos Pés”
Reduz a inquietação, ajudando crianças e estudantes a permanecerem sentados por mais tempo, sem necessidade de usar as mãos;
Favorece a concentração e a autorregulação;
Torna o ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, oferecendo suporte para a permanência e o engajamento dos estudantes nas atividades pedagógicas.
Como será o dispositivo
O “Balanço dos Pés” terá um design de movimento duplo, que combina um balanço e uma faixa sensorial em látex. O recurso pode ser acoplado a mesas padrão de quatro pernas ou mesas menores. É leve, durável e de fácil instalação, podendo ser transferido de uma mesa para outra em poucos minutos. A barra de metal é projetada para não emitir rangidos, e a faixa sensorial possui fixação reforçada para maior estabilidade.
“O Balanço dos Pés”
O que é:
Um dispositivo adaptado para estudantes com TDAH, autismo ou transtornos sensoriais, que funciona como um pequeno balanço instalado sob a mesa.
Como funciona:
Permite movimentar os pés de forma controlada, ajudando na concentração e autorregulação;
Reduz inquietação sem atrapalhar as atividades com as mãos;
Leve, durável e de fácil instalação.
Quem vai usar:
Crianças e estudantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e do Ensino Fundamental (EMEFs) de Cachoeira do Sul, beneficiando inicialmente 76 crianças/estudantes.
Curadoria
O recurso foi analisado pelas professoras especialistas, da rede municipal de ensino, com experiência no atendimento educacional especializado que deram dicas aos acadêmicos da UFSM, envolvidos no projeto, na fase de produção do protótipo.
Com a chegada do recurso nas escolas, as professoras juntamente com a equipe pedagógica da escola e equipe multiprofissional da SMEd, irão acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e avaliar o uso do recurso no contexto da prática.
Outras iniciativas e recursos estão sendo estudados e analisados pela SMEd com o intuito de fortalecer e contribuir com a aprendizagem de todos os estudantes nas escolas municipais.