A partir de uma lista de conquistas e melhorias alcançadas em 2025, a população cachoeirense já começa a colher os frutos do plano contínuo de qualificação implantado na saúde municipal. Alicerçada em planejamento e gestão estratégica, a Secretaria da Saúde vem pautando sua atuação no reforço da rede e infraestrutura (reforma de estruturas internas de setores da pasta, aquisição de imóvel para criação da ESF Fátima e a recuperação dos projetos que permitiram as habilitações das obras do Caps Infantojuvenil e EAP Alto do Amorim) e na ampliação do acesso e da assistência aos usuários do SUS (criação do terceiro turno de atendimento, implantação do ambulatório de pequenos procedimentos e habilitação de novos serviços como o CAS, o ambulatório SER Mulher e o recém anunciado Programa Saúde 60+ RS), iniciativas que ampliam a resolutividade e a abrangência do SUS municipal.
DESTAQUES NA INFRAESTRUTURA E AMPLIAÇÃO DO ACESSO
Reforma da Regulação do SUS
O setor de Regulação do SUS, no térreo do prédio da Secretaria Municipal da Saúde, recebeu ainda em fevereiro obras de melhorias na estrutura de atendimento aos usuários, ampliando o espaço onde funciona o serviço, que passou a oferecer três guichês para recepção simultânea dos cidadãos, que anteriormente aguardavam de pé em fila única. O objetivo da gestão foi oferecer mais conforto e mais agilidade nos atendimentos, uma vez que trata-se de um dos setores mais acessados pela população na saúde municipal.
Habilitação do CAS
Inaugurado em dois de abril junto à APAE, o Centro de Atenção à Saúde - CAS TEAcolhe é um serviço especializado, com acesso regulado via Sistema GERCON, para o atendimento e avaliação às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. Conta com equipe multidisciplinar com capacidade de atendimento de 150 usuários/mês.
Turno estendido em duas unidades
O turno de atendimentos de saúde em horário alternativo, das 17h às 21h, foi criado em abril com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços e visando agilizar a assistência nos casos suspeitos de dengue e infecções respiratórias. Passada a demanda sazonal do inverno, o serviço continua de segundas às quartas, no mesmo horário, nas EAPs Central e do Centro Social Urbano.
Reativação da sala de vacinas da ESF Barcelos
Após melhorias feitas na estrutura física onde funciona a ESF Barcelos, junto ao prédio da SMS, foi reativada a sala de vacinas da unidade, ampliando a rede de imunização da cidade.
Habilitação SER Mulher
Inaugurado no último quatro de agosto, o Ambulatório de Especialidades do SERMulher RS está localizado na Rua David Barcelos, 266. O serviço especializado de referência à saúde da mulher integra política estadual de retaguarda da atenção primária à saúde (APS) e passou a atender, a cada mês, pelo menos 140 novas pacientes de Cachoeira do Sul e região.
Criação da Sala de Pequenos Procedimentos
A Administração Municipal inaugurou recentemente, em 29 de agosto, a sala de pequenos procedimentos cirúrgicos, junto ao Ambulatório de Especialidades do HCB, na curva da David Barcelos. A parceria entre o Município e o HCB possibilitará o acesso da comunidade a equipamentos com tecnologia de ponta que permitirão a realização de intervenções cirúrgicas com mais agilidade e conforto para os pacientes.
Habilitação ao Programa Saúde 60+ RS
O município conquistou em agosto a habilitação ao Programa Saúde 60+ RS, garantindo o ambulatório especializado e regionalizado para idosos com 60 anos ou mais, priorizando aqueles classificados como frágeis na atenção primária ou com diagnóstico de demência. O novo serviço encontra-se em fase de implantação e deverá ser inaugurado junto aos Ambulatórios de Especialidades, na Rua David Barcelos.
Aquisição prédio para a futura ESF Fátima
O governo municipal oficializou, no dia 13 de agosto, a aquisição de um imóvel destinado à instalação da nova Unidade de Saúde do Bairro Fátima. O prédio de alvenaria com 270m² de área construída está localizado na Avenida João Neves da Fontoura, nº 1.956, em terreno de 492,80m².
Obra de construção da sede própria do Caps Infantojuvenil
Foram iniciadas em setembro as obras de construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS i, na Rua Sete de Setembro, n° 452, em um investimento de R$ 2.208.000,00. A obra correu risco de ser descredenciada mas foi garantida junto ao governo federal após esforço conjunto da Administração Municipal, a partir de janeiro, na retomada do projeto e busca de ampliação de prazos estipulados pelo Ministério da Saúde.
Obra de construção da sede própria da EAP Alto do Amorim
Devem iniciar ainda em setembro as obras de construção da Estratégia de Atenção Primária (EAP) Alto do Amorim, na Avenida Doutor Orlando da Cunha Carlos, Bairro Visconde de Mauá , em um investimento de R$ 2.026.110,00 . A obra correu risco de ser descredenciada mas foi garantida junto ao governo federal após esforço conjunto da Administração Municipal, a partir de janeiro, na retomada do projeto e busca de ampliação de prazos estipulados pelo Ministério da Saúde.