Literatura e música, dois universos que se complementam. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, inseriu na programação da 40ª edição da Feira do Livro atrações musicais para todos os gostos. Logo na abertura, um show de nível internacional em Cachoeira do Sul. De Santa Maria, o acordeonista e compositor Fernando Ávila subirá ao palco da Rua Coberta no dia 8, logo após a cerimônia com a presença de autoridades, da Patrona Lúcia Pêgas de Lima e do Coral Vozes do Viveiro/AABB.
Expectativa – “Minha expectativa para a Feira é a melhor possível. Ainda mais pelo espetáculo dialogar com a Literatura. A Lua de Santiago, meu trabalho autoral que foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2019, na categoria Revelação do Ano, abre com uma poesia inspirada na obra do escritor norte-americano Ernest Hemingway”, revela.
Acordeon Café – O show
Um café é o local propício para a troca de experiências através dos sentidos e, no Acordeon Café, a experiência se dá por uma viagem musical guiada pelo acordeonista, que se apresenta acompanhado de Gabriel Opitz no violão e Luís Silva na clarineta e sax tenor. Ávila interpreta temas conhecidos da música francesa, italiana, argentina, bem como trilhas de filmes e composições autorais. Além disso, entre um café e outro, ou entre uma música e outra, contextualiza o repertório com comentários e explicações sobre as peças, os compositores e a história dos cafés de Paris, tornando o espetáculo mais cultural e envolvente para o público.
Versatilidade e raízes – De volta de uma turnê recente no Sul da França, Ávila também trará para Cachoeira do Sul um pouco da atmosfera da chanson française, demonstrando toda a versatilidade do acordeon, percorrendo variados caminhos musicais, mas sem deixar de lado as raízes do Sul do Brasil.
FICHA TÉCNICA
Fernando Ávila - acordeon e direção artística
Gabriel Opitz – violão
Luís Silva – sax tenor e clarineta
SAIBA MAIS
Fernando Ávila, acordeonista, compositor e professor de acordeon, é bacharel em música popular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e licenciando em música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2017, lançou o CD A Lua de Santiago, álbum que reuniu suas composições instrumentais arranjadas para acordeon e quinteto de cordas. Tem atuado como solista junto a diferentes orquestras e grupos de música de câmara pelo Brasil, como o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Orquestra de Câmara da Unisc, Quinteto de Cordas da Ospa, Banda Sinfônica da UFSM e Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Realizou concertos de acordeon na França e na Holanda, e vem tendo suas composições interpretadas por acordeonistas de Portugal, Ucrânia, Croácia, Polônia e Holanda.
SERVIÇO
Quando: Dia 08 de outubro, às 20h
Onde: Na Feira do Livro, que acontecerá na Rua Coberta da Praça Honorato
Ingresso: gratuito
IMPORTANTE
O cachê para a apresentação do espetáculo será custeado com parte dos recursos conquistados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, via Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Confira a programação completa da Feira do Livro em:
https://www.cachoeiradosul.rs.gov.br/portal/noticias/0/3/12563/feira-do-livro-ja-tem-programacao-completa/
Texto: Alessandro Ferrony