A Feira do Livro de Cachoeira do Sul tem, historicamente, o objetivo maior de formar leitores. Nessa 40ª edição, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, não está sendo diferente. Na quarta-feira (08), centenas de crianças e adolescentes, de escolas como Rio Jacuí, Sesquinho, Angelina Salzano Vieira da Cunha, Ulbra São Pedro e Sinodal Barão do Rio Branco participaram das atividades, seja como algumas das atrações, como nas apresentações da banda do Angelina e do Coral Infantil do Barão, ou como espectadores. Muitas dessas crianças foram presenteadas pelo escritor e médico Mário Both, um dos participantes do primeiro dia, que fez uma doação expressiva de exemplares de sua mais recente obra, O Mato de Matias, voltada para os pequenos. A garotada também interagiu com a escritora Emma Vieira e com o cineasta Thiago Beckenkamp, fazendo perguntas a respeito de como ambos dão vida às suas criações, na Literatura e no Cinema,respectivamente. A maior representação escolar foi do Barão, que levou mais de 200 alunos para a Feira.
Autógrafos – O primeiro dia teve também as tradicionais sessões de autógrafos. Mara Garin e Jorge Corrêa foram os autores que lançaram seus livros na largada do evento, que também teve capoeira, a tradicional Hora do Conto e a exibição do premiado curta-metragem Todos os Bebês Nascem Pelados em Cachoeira do Sul, dirigido por Thiago Beckenkamp.
Música e discursos para fechar a estreia
Ao entardecer, já com a Rua Coberta iluminada, ocorreu a cerimônia de abertura, com direito a discursos de Eliane Schuch, presidente da Amicus; Dariely de Barros Gonçalves, Secretária Municipal de Cultura; Leandro Balardin, Prefeito Municipal; Lúcia Pêgas de Lima, atual Patrona do evento e de seu esposo, o arquiteto e urbanista Augusto de Lima. Todo destacaram a importância dos livros como instrumentos para formação de cidadãos. Emocionada, Lúcia agradeceu a todos pela distinção. “É uma honra ter como Patrona uma mulher que é sinônimo de Cultura em Cachoeira do Sul”, disse Balardin. Os discursos foram antecedidos pela apresentação do Coral Vozes do Viveiro/AABB, que levou ao palco interpretações de músicas tradicionais gaúchas e da MPB. Para encerrar o primeiro dia em grande estilo, o acordeonista Fernando Ávila foi o alvo dos holofotes, arrancando aplausos do público presente com estandartes da música italiana, francesa e gaúcha, além de composições próprias.
Fotos:
Coral Infantil do Barão reuniu crianças no palco e na plateia
Estudantes foram presenteados com livros de Mário Both
Crédito fotos: Alessandro Ferrony e Lucimelia Pasqualin
Texto: Alessandro Ferrony